Outros Esportes

Judô: Campeonato Carioca foi agitado neste sábado (14)

O sábado no Parque Olímpico da Barra da Tijuca foi repleto de ippons, suor, comemorações por vitórias, tristeza por derrotas e tudo o mais que o Judô pode oferecer, na abertura do Campeonato Carioca, um dos principais eventos do calendário competitivo da FJERJ. Na sempre aguardada classe Sênior, melhor para o Instituto Reação, com 23 medalhas, sendo 7 de ouro. O Instituto Reação também saiu vitorioso no Sub-18 (13 medalhas, com 5 de ouro), enquanto o Flamengo terminou na frente no Sub-21 (14 medalhas, com 5 de ouro). No total, nada menos do que 26 agremiações subiram ao pódio, 10 delas ao lugar mais alto.

Pela classe Sênior, um dos grandes destaques do dia foi João Cesarino (+100Kg/Instituto Reação), que já havia vencido o Torneio Abertura e o Torneio Inter-Estadual e, com a vitória no Campeonato Carioca, garantiu a participação no Campeonato Brasileiro: “Para mim, é importante demais conseguir a vaga para o Campeonato Brasileiro com minha terceira vitória em três competições aqui no Rio. Foi o que busquei desde o início do ano, e saio do Carioca com um saldo bastante positivo para buscar agora o título nacional”. A mesma sensação de orgulho e dever cumprido pelo terceiro triunfo seguido no Circuito Estadual foi demonstrada por Giovanna Santos (+78Kg/Flamengo): “Conseguir a vaga direta para o Brasileiro, sem precisar disputar as Seletivas, foi muito importante porque venho de um acúmulo grande de lutas e viagens. Esta foi uma competição em que eu tive que aprender a lidar com o cansaço da minha mente e do meu corpo”. A equipe completa que representará o Time Judô Rio no Campeonato Brasileiro da classe Sênior será definida neste domingo, 15 de maio, com a realização das Seletivas.

O sábado também foi decisivo para escolher os representantes do Time Judô Rio no Campeonato Brasileiro da classe Sub-18. Após as disputas pelo Campeonato Carioca, que valeram pontuação para o ranking nacional, e das Seletivas, os selecionados para competir no Brasileiro foram: Maria Oliveira (40Kg/Associação Budokan), Thayssa Assis (44Kg/Instituto Reação), Mariana Costa (48Kg/Instituto Reação), Maria Luci (52Kg/Instituto Reação), Victoria Frade (57Kg/Instituto Reação), Maria Clara Avelino (63Kg/Flamengo), Sara Silva (63Kg/Instituto Reação), Dayane Simeão (70Kg/Jequiá Iate Clube), Ana Soares (+70Kg/Instituto), Maria Luíza Campos (+70Kg/Jequiá Iate Clube), Guilherme Guedes (50Kg/Associação Nagai), Romário Vieira (55Kg/Umbra-Vasco), Victor Augusto (60Kg/Instituto Reação), Tawã Frade (66Kg/Instituto Reação), Arthur Rodrigues (73Kg/Flamengo), Antônio Neto (73Kg/Instituto Reação), Matheus Guimarães (81Kg/Instituto Reação), Miguel Barboza (81Kg/Instituto Reação), Jesse James (90Kg/Umbra-Vasco). Na categoria acima de 90Kg, a vaga será decidida posteriormente entre Hyan Esteves (Judô Fragoso) e Gabriel Pereira (Instituto Reação), pois o último se encontra na França para o Mundial Estudantil.

Neste domingo, além das já mencionadas Seletivas para o Campeonato Brasileiro da Classe Sênior, o Campeonato Carioca reunirá novatos e experientes para as disputas das classes Sub-13, Sub-15 e Veterano. Veja abaixo os resultados completos, o quadro geral de medalhas e a galeria de imagens de sábado.

Carioca_Quadro_Medalhas_Geral 

Carioca_Resultados_Senior

Carioca_Resultados_Sub21 

Carioca_Resultados_Sub18

Fonte: FJERJ
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir