Outros Esportes

Judô: Luana Carvalho conquista bronze no Mundial Sub-21

O Time Judô Rio segue brilhando no Mundial Sub-21. Luana Carvalho, atleta da Umbra/Vasco, venceu quatro lutas, para conquistar o bronze em Olbia, na Itália, na categoria 70kg. Antes, Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz) também faturou o bronze e Gabriel Falcão (73kg/Instituto Reação) ficou em 7º lugar, melhor desempenho do Brasil no segundo dia de combates. Luana fez questão de agradecer ao clube que a formou e projetou para o cenário nacional, com uma homenagem póstuma a Andrezão Amorelli, que faleceu no dia 04 de dezembro, e foi um dos grandes incentivadores do projeto.

“Estou muito feliz com essa conquista. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, minha equipe Umbra, minha sensei Soraya Amorelli porque sem ela eu não estaria aqui, ela é minha inspiração todos os dias e ao Andrézão, que não está mais entre, mas deve estar muito feliz com essa conquista; agradeço também à CBJ pela oportunidade e por confiar em mim. Tô levando essa medalha para casa e pro Brasil! Obrigado a todos pela torcida! Vamos que vamos!”

Para chegar à medalha, Luana venceu Hyeonju Yu, da Coreia do Sul, e Mariem Khlifi, da Tunísia, por ippon, nas duas primeiras rodadas. Nas quartas-de-final, uma luta muito equilibrada com a croata Lara Cvjetko, em que saiu perdendo por waza-ari, empatou, mas acabou sendo projetada e, na revisão, acabou sofrendo outro waza-ari, encerrando a luta. Na repescagem, mais uma grande exibição e vitória por ippon sobre Jennifer Czerlau, da Hungria, e, finalmente, na disputa do bronze, uma grande vitória por imobilização contra a alemã Friederike Stolze. Luana, que começou a praticar a modalidade na Umbra, conseguiu a recompensa por todo o esforço nessa caminhada.

“Através do judô, eu pude conhecer pessoas incríveis e fazer grandes amizades que quero levar pra vida. Gosto de competir, sentir aquela adrenalina, aquele frio na barriga e, no fim da competição, aquela sensação de alívio, que deu tudo certo e que todo trabalho e dedicação foram recompensados. 

Fechando a participação do Time Judô Rio no Mundial Sub-21 Olbia, Eliza Ramos (78kg/Flamengo) lutará neste sábado. Além dela, o Brasil contará com Beatriz Furtado (+78kg), Kayo Santos (100kg) e Daniel Bolezina (+100kg). Eles lutam a partir das 5h da manhã buscando a classificação para o bloco final, que começara às 11h com as disputas por medalhas.

LUANA CARVALHO – (Instagram: @carvalhoo_luanaa)
Nome completo: Luana Oliveira de Carvalho 
Nascimento: 27/03/2002 (19 anos)
Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ
Clube: UMBRA – CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA 
Técnico (a):  Soraya Amorelli 
Categoria: Médio 70kg
Kumikata (pegada): Destra
Tokui-waza (técnica preferida): O-soto-gari 

O que seria, além de judoca: Nunca pensei em ser outra coisa sem ser judoca.

Judoca que mais te inspira:  Eu me inspiro diariamente na minha Sensei, que tanto batalha e se dedica para dar o melhor para os seus atletas. Ela é muito guerreira e é uma inspiração pra mim. Se não fosse ela, eu não estaria onde estou hoje!

Início no judô: Comecei o judô com 10 anos de idade. No início, era mais por diversão e porque tinha o tempo livre durante a parte da tarde/noite. Comecei desde pequenininha lá na Umbra com a Sensei Soraya Amorelli e sigo lá até hoje.

O que mais gosta no judô: Através do judô, eu pude conhecer pessoas incríveis e fazer grandes amizades que quero levar pra vida. Gosto de competir, sentir aquela adrenalina, aquele frio na barriga e, no fim da competição, aquela sensação de alívio, que deu tudo certo e que todo trabalho e dedicação foram recompensados. 

Expectativa para o Mundial: Estou com uma grande expectativa para essa competição. Sei que não vai ser fácil mas estou preparada pra ir lá e buscar o meu melhor resultado!

Principais resultados recentes:
– Bronze no Mundial Sub-21 2021
– Ouro no Pan Sub-21 2021
– Bronze no Meeting Nacional Sub-21 2020
– Prata nos Jogos Escolares da Juventude 2019
– 7º no Mundial Sub-18 2019
– Bronze na Copa Europeia Sub-18 de Coimbra 2019
– Prata na Copa Europeia Sub-18 de Fuengirola 2019

 

Fonte: Judô Rio
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário