Outros Esportes

Judô: Luana Carvalho perde nas oitavas do Grand Slam de Astana

No segundo dia do Grand Slam de Astana, no Cazaquistão, o judô brasileiro teve a chance de conquistar uma terceira medalha depois das pratas de Larissa Pimenta (52kg) e Rafaela Silva (57kg). Neste sábado, a jovem Nauana Silva fez boa campanha nas eliminatórias chegando à disputa pelo bronze do peso meio-médio feminino (63kg). Ela acabou sendo derrotada pela japonesa Minami Aono e terminou em quinto lugar. 

Mas, o dia começou bem para a judoca de 20 anos, que representa o Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo. Venceu a chinesa Jing Tang, por waza-ari, e avançou às oitavas de final, onde bateu Florentina Ivanescu, da Romênia, nas punições. 

Nas quartas-de-final, Nauana encarou a croata Iva Oberan e conseguiu abrir um waza-ari de vantagem. Mas, a adversária buscou o empate e acelerou o volume de ataques para vencer a brasileira nas punições. 

Nauana recuperou-se na repescagem, com vitória por waza-ari sobre a russa Kamila Badurova e foi à disputa pelo bronze. 

Encarou a japonesa Minami Aono, medalhista de bronze no Grand Prix da Áustria, e acabou sendo imobilizada até o ippon depois de ser projetada por Aono. 

Na mesma categoria, Ketleyn Quadros venceu Kristina Sotnikova, do Cazaquistão, com finalização por estrangulamento, mas caiu no ippon da alemã Dena Pohl. 

Tanto Nauana, quanto Ketleyn ainda brigam pela vaga olímpica em Paris 2024 e vão ao Mundial de Abu Dhabi, que começa no próximo dia 19. Ketleyn está na frente no ranking e, hoje, teria a vaga por uma das cotas continentais. Nauana precisa de um ótimo resultado no Mundial para sonhar com a inédita vaga olímpica. 

A situação dos 70kg, por outro lado, ficou um pouco mais difícil. Ellen Froner perdeu na primeira rodada para a número 6 do mundo, Lara Cvjetko, da Croácia, e Luana Carvalho venceu Anastassiya Mayakova, do Cazaquistão, mas caiu para Laerke Olsen, da Dinamarca, nas oitavas. Ambas estarão no Mundial. 

CONFIRA O RANKING OLÍMPICO AQUI 

No último dia do Grand Slam de Astana, o Brasil será representado por Marcelo Gomes (90kg), Rafael Macedo (90kg) e Giovanna Santos (+78kg). Macedo já está garantido em Paris e buscará pontos para se posicionar no top 8, como cabeça de chav

Fonte: CBJ
  • Terça-feira, 21/05/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Fortaleza Fortaleza 3
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir