Outros Esportes

Judô: Luana Carvalho será a única representante do Vasco no Mundial 2022

Filiadas ao Time Judô Rio, jovem da categoria médio e campeã olímpica no leve foram oficialmente chamadas pela CBJ nesta sexta-feira, 02/09; competição será realizada em Tashkent, no Uzbequistão, no período de 6 a 13 de outubro

O Time Judô Rio terá dois atletas no Campeonato Mundial Sênior de Judô, que será realizado em Tashkent, no Uzbequistão, no período de 6 a 13 de outubro. A campeã olímpica Rafaela Silva (57kg), do Flamengo, e uma das maiores revelações do judô brasileiro nos últimos tempos, Luana Carvalho (70kg), de apenas 20 anos, da Umbra-Vasco, foram convocadas pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) na última sexta-feira, 02/09 para compor a seleção brasileira na competição. Este será o primeiro Mundial do ciclo para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e já contará pontos importantes para o ranking mundial classificatório para os Jogos. O campeão mundial arremata 2.000 pontos, por exemplo.

“Estamos com uma expectativa bastante grande para esse Mundial. Com a mudança de calendário, adiando o evento de agosto para outubro, precisamos recalcular a rota e manter a preparação no nível que um Mundial exige. Os atletas ficaram quase dois meses sem competições grandes com essa mudança, mas, em conjunto com os clubes, construímos um caminho de preparação passando pelo Troféu Brasil, que manteve os atletas em ritmo competitivo e, agora, estamos na fase final, encarando os principais adversários em treinamentos de campo internacionais. Acredito que a equipe chegará muito bem para esse Mundial”, detalha Marcelo Teothonio, gerente de alto rendimento da CBJ.

Nesta temporada, o Brasil já conquistou 10 medalhas em etapas de Grand Slam e seis em etapas de Grand Prix, mostrando constância e evolução nos resultados. A CBJ destacou em seu texto de convocação alguns atletas, entre eles Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Mayra Aguiar (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Willian Lima (66kg), Rafael Silva (+100kg) e Guilherme Schimidt (81kg) que fizeram finais em suas respectivas categorias nos Grands Slam disputados esse ano.

Rafaela está vivendo um 2022 muito bom, realmente. No âmbito internacional, foi vice-campeã do Grand Slam de Budapeste, bronze no Grand Slam de Tbilisi, bronze no Campeonato Pan-americano, 5ª no Grand Slam de Tel Aviv e campeã do Grand Prix de Portugal. Dentro das fronteiras do Brasil, foi campeã brasileira, do Troféu Brasil, da Copa Rio e do Torneio Abertura.

A jovem Luana disputou 17 competições esse ano, entre Júnior e Sênior. No Sub-21, foi campeã de três etapas do Circuito Estadual (Campeonato Carioca, Torneio Inter-regional e Torneio de Abertura), da Taça Brasil e do Campeonato Pan-americano. No Sênior, foi bronze no Campeonato Brasileiro, prata no Campeonato Pan-americano e 7ª no Grand Slam de Tbilisi. Ainda disputou o Campeonato Mundial Sub-21, o Grand Prix de Zagreb e os Grands Slam de Budapeste, Antalya e Tel Aviv, mas não conseguiu classificação. As principais conquistas na carreira até agora vieram ano passado, com o ouro dos Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021 e o bronze no Campeonato Mundial Sub-21 Olbia 2021.

“Muito importante para o Time Judô Rio ter duas atletas em momentos distintos da carreira filiadas à FJERJ no Campeonato Mundial 2022. Rafaela Silva é campeã olímpica e mundial, um nome consolidado no judô brasileiro e que segue buscando ampliar a sua história. E a Luana é uma grata revelação, já com resultados bastante consistentes na base e fazendo uma boa transição para o Sênior, mesmo com os problemas causados pela pandemia. Parabéns também aos clubes e aos treinadores pelo trabalho que as levou a estar no mais alto nível competitivo”, disse Jucinei Costa, presidente da FJERJ.

Ao todo, 19 atletas representarão o Brasil no Mundial. Veja a lista completa abaixo:

SELEÇÃO MASCULINA
60kg – Allan Kuwabara (E.C. Pinheiros/FPJ)
66kg – Willian Lima (E.C. Pinheiros/FPJ)
66kg – Eric Takabatake (E.C. Pinheiros/FPJ)
73kg – Daniel Cargnin (Sogipa/FGJ)
81kg – Guilherme Schimidt (Minas Tênis Clube/FMJ)
90kg – Rafael Macedo (Sogipa/FGJ)
90kg – Marcelo Gomes (Sogipa/FGJ)
100kg – Rafael Buzacarini (E.C. Pinheiros/FPJ)
+100kg – Rafael Silva (E.C. Pinheiros/FPJ)
+100kg – Juscelino Nascimento (Minas Tênis Clube/FMJ)*

*somente disputa por equipes

SELEÇÃO FEMININA
48kg – Amanda Lima (Minas Tênis Clube/FMJ)
52kg – Larissa Pimenta (E.C. Pinheiros/FPJ)
57kg – Rafaela Silva (C.R. Flamengo/FJERJ)
57kg – Jéssica Lima (Sogipa/FGJ)
63kg – Ketleyn Quadros (Sogipa/FGJ)
70kg – Luana Carvalho (Umbra-Vasco/FJERJ)
70kg – Maria Portela (Sogipa/FGJ)
78kg – Mayra Aguiar (Sogipa/FGJ)
+78kg – Beatriz Souza (E.C. Pinheiros/FPJ)

Fonte: FJERJ
  • Terça-feira, 04/10/2022 às 19h00
    Vasco Vasco 3
    Operário Operário 2
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio Germano Krüger
  • Sábado, 08/10/2022 às 18h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Novorizontino Grêmio Novorizontino
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Domingo, 16/10/2022 às 16h00
    Vasco Vasco
    Sport Sport
    Campeonato Brasileiro - Série B Ilha do Retiro
  • Quinta-feira, 20/10/2022 às 21h30
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quinta-feira, 27/10/2022 às 20h00
    Vasco Vasco
    Sampaio Corrêa Sampaio Corrêa
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Domingo, 06/11/2022 às 18h30
    Vasco Vasco
    Ituano Ituano
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio Municipal Doutor Novelli Junior