Outros Esportes

Judô: Vascaínos conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro sub-18

Misture uma geração talentosa de judocas com boas doses de treinadores capacitados e algumas pitadas de uma direção técnica atuante e organizada e o resultado é um prato cheio de medalhas e títulos. Brincadeiras e trocadilhos à parte, foi assim, através de um trabalho conjunto entre atletas, treinadores e direção técnica da FJERJ que o Time Judô Rio se sobressaiu neste fim de semana no Centro Esportivo Miécimo da Silva, com a conquista dos títulos masculino e por equipes mistas do Campeonato Brasileiro Sub-18. Com a palavra, o Diretor Técnico da Federação, Leonardo Lara:

“No regulamento deste ano, a CBJ convocou todos os atletas que estavam entre os quatro melhores de cada categoria de peso no ranking nacional. Essa nova formatação de convocação da CBJ associada ao sistema de ranqueamento da FJERJ possibilitou que nossa equipe fosse formada por judocas em grande quantidade, um total de 34, e de muita qualidade. O papel da direção técnica da Federação é criar um método de convocação que seja isento e justo na seleção dos atletas que representarão o Judô Rio. Depois, o de buscar uma comissão técnica que possa extrair o máximo desses atletas. Por isso, gostaria de enaltecer o trabalho dos nossos treinadores no Brasileiro sub-18, pois sem a condução deles não seria possível alcançar os resultados positivos que conseguimos”.

No sábado, 29 de junho, ocorreram as disputas individuais, e o título do Judô Rio no masculino veio com um total de 8 medalhas: 2 de ouro – Victor Hugo Silva (55kg Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama) e Thayllor Alves (90kg, Clube de Regatas do Flamengo); 3 de prata – Matheus Teixeira (60kg Instituto Santa Cruz de Esportes), João Andrade (66kg, Clube de Regatas do Flamengo) e Ruan  Vasconcelos (73kg, Clube de Regatas do Flamengo); 3 de bronze – Gabriel Mororó (50kg Impacto Fight School), Gustavo Lopes (73kg Instituto Santa Cruz de Esportes) e Gustavo Vieira (81Kg, Judô Comunitário Instituto Reação).

No feminino, o Time Judô Rio faturou 5 medalhas, terminando na 5ª colocação: 1 prata – Victoria Frade (57kg, Judô Comunitário Instituto Reação); 4 de bronze – Yasmin Toledo (40kg, Clube de Regatas do Flamengo), Manuela Maia 57kg (57kg, Clube de Regatas do Flamengo), Maria Júlia Hottis (70kg Impacto Fight School) e Ana Soares (+70kg, Judô Comunitário Instituto Reação).

O domingo ficou reservado para a disputa por equipes mistas, e o Time Judô Rio brilhou ainda mais intensamente. A jornada começou com triunfos por 5 a 0 sobre as equipes de Pará e Espírito Santo e por 5 a 1 diante do Rio Grande do Norte. Na grade final, uma vitória espetacular por 5 a 4 sobre a equipe de São Paulo. Os integrantes da equipe do Rio de Janeiro na vitoriosa campanha foram:

Maria Oliveira (44kg Instituto Filadelfia), Yasmin Toledo (44kg, Clube de Regatas do Flamengo), Ana Beatriz de Souza (52kg, Judô Comunitário Instituto Reação), Camilla Stephanelle (52kg Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama), Laryssa Fonseca (63kg Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama), Victoria Frade (63kg, Judô Comunitário Instituto Reação),  Agatha Paixão (+70kg, Judô Comunitário Instituto Reação) e Ana Soares (+70kg, Judô Comunitário Instituto Reação), Victor Hugo (55kg Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama), Francisco Silva (55kg Instituto Santa Cruz de Esportes), Henrique Bahiense (66kg, Clube de Regatas do Flamengo), João Andrade (66kg, Clube de Regatas do Flamengo), Gustavo Vieira (81Kg, Judô Comunitário Instituto Reação), Ruan  Vasconcelos (81kg, Clube de Regatas do Flamengo), Thayllor Alves  (90kg, Clube de Regatas do Flamengo) e Thiago Santos (+90kg Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama).

A Comissão Técnica do Time Judô Rio no Campeonato Brasileiro Sub-18 foi formada por: André Amorelli (Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama), Daniel Loureiro (Judô Comunitário Instituto Reação), Marcelo Gomes (Botafogo Judô), Rafael Barbosa (Instituto Santa Cruz de Esportes), Raphael Hottis (Impacto Fight School) e Walter Silva (Clube de Regatas do Flamengo), sendo Gabriel Cardozo (Botafogo Judô) o chefe da delegação.

Quadro de Medalhas

Resultados Individuais

Resultados Equipes

Fonte: Judô Rio
  • Quarta-feira, 17/07/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Antônio Accioly
  • Domingo, 21/07/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético Mineiro Atlético Mineiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir