Outros Esportes

Judô: Vinícius Oliveira conquista ouro nos Jogos da Juventude Ribeirão Preto

As disputas do judô nos Jogos da Juventude Ribeirão Preto 2023 chegaram ao fim nesta sexta-feira (08) com a competição por equipes. E o Time Judô Rio fechou, literalmente a competição com chave de ouro. Com pontos de Maria Araújo, Júlia Mendonça, Ana Moreira, Thayllor Alves e Matheus Teixeira, o Rio de Janeiro venceu São Paulo na decisão por 5 a 3 para levar o ouro. O ponto decisivo coube a Matheus, que conseguiu um ipponzaço sobre Guilherme Coronetti.

“Depois do individual, eu levei uma bronca maneira dos professores e falei pra mim mesmo: mano, vou ganhar isso (o por equipes). Não estou acreditando, a ficha ainda não caiu. Hoje consegui fazer essa grande luta. Só tenho agradecer a todo mundo, os professores que estão comigo no dia, os que estão aqui hoje, a torcida e a Deus. No individual não consegui medalha, mas eu não desacreditei e hoje pude decidir a final”, contou Matheus logo após a luta, em lágrimas.

Além de Matheus, outros grandes destaques do Rio na disputa por equipes foram Maria Araújo e Júlia Mendonça, que simplesmente lutaram em todas as fases e venceram todos os seus combates. Nas oitavas-de-final, o Rio venceu Pernambuco por 5 a 1. Além delas, os pontos foram marcados por Thiago Santos, Maria Oliveira e Feliphe Nascimento.

Na sequência, vitória sobre o Paraná por 5 a 2, com os pontos marcados por Matheus Teixeira, Maria Araújo, Feliphe Nascimento, Júlia Mendonça e Ana Moreira. Na semifinal, um atropelo sobre o Ceará por 5 a 0, graças as vitórias de Matheus Teixeira, Maria Araújo, Vinícius Cerqueira, Júlia Mendonça e Miguel Almeida.

“Nesses cinco dias de viagem, os atletas se uniram como uma família mesmo sendo de diferentes equipes. Eles entenderem o valor de representar o estado do Rio de Janeiro e acredito que foi justamente essa união que valeu a vitória por equipes em cima de São Paulo, dentro da casa deles”, analisou Thayo Magalhães (Jequiá), técnico da equipe, ao lado de Marcelo “Moskão” Gomes (Botafogo).

O judô nos Jogos da Juventude Ribeirão Preto 2023 foi realizado no Espaço Esmeralda, no Centro de Convenções Taiwan. Nos dois dias da competição individual, o estado do Rio Grande do Sul dominou o quadro de medalhas com 5 ouros, 1 prata e 5 bronzes, seguido de São Paulo (3 ouros, 2 pratas e 4 bronzes) e do Rio de Janeiro (3 ouros, 1 prata e 3 bronzes).

As medalhas foram: ouro de Vinicius Oliveira (60Kg/Umbra-Vasco), Maria Araújo (52Kg/Jequiá) e Thayllor Alves (90Kg/Flamengo); prata com Ana Moreira (70Kg/Instituto Reação); e bronzes com Ana Mel da Silva (48Kg/Flamengo), Julia Mendonça (63Kg/Botafogo) e Miguel Almeida (81Kg/Flamengo).

A seleção de judô do Rio de Janeiro ainda contou com Victoria Santos (40Kg/Ren-Sei-Kan), Maria Oliveira (44Kg/Budokan), Victoria Frade (57Kg/Instituto Reação), Rafaela Gomes (+70Kg/Academia Fitness), Elias Duarte (50Kg/Instituto Reação), Matheus Teixeira (55Kg/Instituto Santa Cruz), Feliphe Nascimento (66Kg/Umbra-Vasco), Pedro Marins (73Kg/Instituto Reação) e Thiago Gabriel Santos (+90Kg/Umbra-Vasco).

Fonte: Judô Rio
  • Domingo, 21/07/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético Mineiro Atlético Mineiro 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir