Futebol

Juninho afirma que em 2020 não terá jogos do Brasileiro em data FIFA

Tormento para torcedores que veem seus times no topo da tabela, as convocações da seleção brasileira para partidas durante o Campeonato Brasileiro estão com os dias contados. Segundo Juninho Paulista, coordenador da seleção principal masculina e convidado do "Bem, Amigos!" desta segunda-feira, o calendário da CBF será como os da Europa e, nas datas Fifa, não terá competições sendo realizadas ao mesmo tempo que uma partida da seleção brasileira.

- No ano que vem, isso acaba (...). Nas datas Fifa, serão cinco, não vai haver jogos conflitantes. Enquanto a seleção brasileira jogar não vai haver jogos conflitantes. O planejamento do calendário em 2020 não contemplava uma copa América. Ela foi lançada em junho deste ano. No ano que vem vamos conviver com esse problema e também com a Olimpíada. Em 2021, 2022, 2023, esses problemas acabaram. Isso vai acontecer. Estou te falando com propriedade. Isso nas datas Fifa (sem contar a Copa América).

Como forma de defender as convocações de jogadores que atuam no futebol brasileiro neste ano e que ainda vão desfalcar seus clubes durante o Brasileiro, Juninho Paulista afirmou que a CBF usou de bom-senso na hora de escolher quem vestirá a camisa da Seleção nos amistosos contra Senegal e Nigéria. De acordo com o ex-jogador, é um pensamento diferente quando se disputa uma competição de mata-mata do que quando o time está em um torneio de pontos corridos.

- A gente trata diferente competições como Libertadores e Copa do Brasil do que o Brasileiro. A gente teve sensibilidade com isso na Copa do Brasil com o Everton. Vai ter um jogo da Libertadores dia 2, agora. O Brasil joga dia 10 e dia 13. O próximo jogo da Libertadores é só no dia 23. O nosso entendimento, foi de que não tendo jogos eliminatórios a gente poderia usar mais desse critério (convocar jogadores que atuam no Brasil).

- E mesmo assim a gente teve o cuidado de não convocar mais de dois por time. A gente sempre procura usar o bom-senso. No nosso entendimento a gente só poderia convocar dois jogadores porque é durante um campeonato que está no início do segundo turno. Em novembro talvez seja um pouco diferente.

Fonte: SPORTV
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário