Após nove rodada disputadas no Campeonato Brasileiro, chama a atenção a baixa produção ofensiva do Vasco, sobretudo até antes das duas últimas rodadas, quando marcou seis gols (três contra o Fluminense e três contra o Criciúma). Ainda com o recente bom desempenho, o Vasco tem uma média de apenas 1,5 gol por jogo (14 gols). Com bola \"rolando\", o desempenho é ainda pior: metade dos gols vascaínos foi originada em jogadas com a bola parada.
Outro fator no desempenho ofensivo vascaíno chama a atenção negativamente: o Vasco não tem nenhum atleta com mais de dois gols marcados. Juninho, que chegou há pouquíssimo tempo e tem apenas duas partidas disputadas, já o artilheiro vascaíno no Brasileirão, ao lado de Tenório, André e do zagueiro Rafael Vaz: todos com apenas dois gols marcados.
Além destes oito gols, são responsáveis pelos outros seis tentos vascaínos os seguintes atletas: Alisson (contra o Atlético-MG), Dakson (contra o São Paulo), Abuda (contra o Atlético-MG), Carlos Alberto (contra o Bahia), Fellipe Bastos (contra o Inter) e Edmilson (contra o Criciúma).
Os principais artilheiros do Campeonato Brasileiro no momento são os seguintes:
Maxi Biancucchi (Vitória) - 7 gols
Alex (Coritiba) e Diego Forlán (Internacional) - 5 gols