Futebol

Juninho dará entrevista coletiva na segunda-feira sobre fim da carreira

Agora é oficial. O Vasco confirmou nesta quarta-feira a aposentadoria de Juninho Pernambucano. O veterano desistiu de disputar o Campeonato Carioca por conta da dificuldade em recuperar a forma física. O presidente Roberto Dinamite anunciou a decisão após a goleada cruzmaltina por 4 a 0 sobre o Audax, em Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca. O ídolo se despede oficialmente em uma entrevista coletiva na próxima segunda-feira.

"Quero tornar oficial a decisão do Juninho Pernambucano. Conversamos e ele decidiu encerrar carreira. Na segunda-feira, ele vai dar uma coletiva para se despedir como atleta do Vasco", afirmou o mandatário.

Juninho não participou das últimas três atividades do Vasco no estádio de São Januário. Inclusive, nesta quarta-feira chegou a ser visto surfando na Praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Agora, o ex-meia deve se dedicar ao trabalho de comentarista e também tem planos de assumir algum cargo futuro no Lyon-FRA.

O ídolo da torcida estava afastado dos gramados desde novembro do ano passado, quando sofreu uma lesão em dois músculos adutores da coxa direita. Apesar disso, renovou o seu contrato com o Vasco no início de 2014 para atuar até 30 de maio e tentar "apagar a mancha" com o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Na semana passada, foi regularizado e liberado para jogar. Mesmo assim, não chegou a entrar em campo. Na pré-temporada, na cidade de Pinheiral, interior do Rio de Janeiro, Juninho deixou claro que poderia parar antes do encerramento do torneio regional, já que enfrentava dificuldades para recuperar a forma física considerada ideal após a lesão muscular.

Juninho começou a carreira no Sport Recife e atuou por mais de 20 anos como profissional. Ele disputou quase 800 jogos, marcou mais de 200 gols e ficou conhecido pela qualidade e técnica refinada para executar cobranças de falta. O ex-camisa 8 virou ídolo do Lyon-FRA e principalmente do Vasco.

Chamado pela torcida cruzmaltina de "Reizinho", está entre os maiores vencedores da história do clube. São seis títulos: Campeonato Brasileiro (1997 e 2000), Campeonato Carioca (1998), Copa Libertadores da América (1998), Torneio Rio-São Paulo (1999) e Copa Mercosul (2000).

Fonte: UOL Esporte
  • Terça-feira, 08/09/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Independiente Santa Fé Independiente Santa Fé 0
    Copa Sul-Americana El Campín
  • Sábado, 12/09/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
  • Terça-feira, 15/09/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Santa Fé Independiente Santa Fé
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 19/09/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Coritiba Coritiba
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 07/10/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
Artilheiro
Spinelli 8
Jogos
Vitórias 20 (39,22%)
Empates 15 (29,41%)
Derrotas 16 (31,37%)
Total 51
Gols
Marcados 67 (54,03%)
Sofrido 57 (45,97%)
Total 124
Saldo 10
Cartões
Amarelos 104 (92,04%)
Vermelhos 9 (7,96%)
Total 113