Futebol

Juninho e Rogério Ceni fazem duelo de cobradores de faltas

Além de decisivo, o confronto entre Vasco e São Paulo desta quarta-feira marca o duelo entre dois grandes cobradores de bolas paradas do futebol brasileiro. No entanto, Juninho Pernambucano e Rogério Ceni nunca fizeram gols de falta com ambos em campo.

O Reizinho da Colina já deixou sua marca no goleiro paulista uma vez. Na ocasião, o Vasco perdeu para o Tricolor Paulista por 3 a 2 no primeiro jogo da semifinal Torneio Rio-São Paulo de 1999, competição vencida pelos cruz-maltinos. Neste embate, Juninho fez um gol de pênalti e deu a assistência para o atacante Luizão fazer o segundo dos cariocas.

Do lado paulista, Rogério Ceni tem cinco gols em cima do Vasco somados no currículo, três de falta e dois de pênalti, todos no Morumbi e pelo Campeonato Brasileiro, mas em nenhuma das partidas Juninho esteve presente. No último jogo em que marcou sobre o Gigante da Colina, o capitão tricolor anotou duas vezes.

Destaques em suas equipes, os dois ídolos estiveram juntos na Seleção Brasileira durante a disputa da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. E os treinos de cobranças de faltas após as atividades, algo que eles costumavam fazer já em seus clubes, os aproximaram.

Embora exímios cobradores, possuem técnicas diferentes. Juninho é especialista em faltas mais distantes e bate com o peito do pé na bola, que costuma cair repentinamente após viajar pelo ar. O estilo de Ceni é o de batedores mais precisos, com chutes colocados, geralmente vindos da entrada da área.

Confira abaixo os gols de cada um no confronto entre as equipes:

Juninho Pernambucano

21/02/1999 Vasco 2 x 3 São Paulo pênalti Maracanã/RJ Torneio Rio-São Paulo

Rogério Ceni

20/04/2003 São Paulo 3 x 1 Vasco falta Morumbi/SP Campeonato Brasileiro

18/09/2005 São Paulo 4 x 2 Vasco penalti Morumbi/SP Campeonato Brasileiro

04/10/2006 São Paulo 5 x 1 Vasco falta Morumbi/SP Campeonato Brasileiro

03/08/2008 São Paulo 4 x 0 Vasco falta/penalti Morumbi/SP Campeonato Brasileiro

Fonte: Lancenet!
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 22/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana Atanasio Girardot
  • Quarta-feira, 29/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Quarta-feira, 22/07/2026
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/07/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 14 (40,00%)
Empates 9 (25,71%)
Derrotas 12 (34,29%)
Total 35
Gols
Marcados 49 (53,85%)
Sofrido 42 (46,15%)
Total 91
Saldo 7
Cartões
Amarelos 70 (89,74%)
Vermelhos 8 (10,26%)
Total 78