A segunda-feira será de definições para o Vasco. Ameaçado pelo rebaixamento no Brasileirão, o time conhecerá os futuros do meia Juninho e do técnico Dorival Júnior, que serão julgados pelo STJD por denúncias feitas no empate em 1 a 1com o Flamengo, no último dia seis, em Brasília-DF. Os julgamentos têm início previsto para às 18h.
Juninho foi denunciado em três artigos e poderá responder por provocação à torcida, por ter feito um gesto de uma torcida organizada do Vasco. A pena mínima é de dois e a máxima, de seis jogos de suspensão. O jogador também será julgado por ofensas e por jogada violenta. As duas infrações têm penas idênticas: de um a seis jogos, e podem fazer o Reizinho ficar fora da sequência do Campeonato Brasileiro.
Na véspera do julgamento, foi divulgado na internet um vídeo em que o jogador repete o gesto polêmico, em visita ao time de futebol americano do Vasco. Nas imagens, ele diz “Aqui eu posso fazer, porque não serei julgado”. O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, já tomou conhecimento das imagens, mas preferiu não antecipar se é um agravante.
— Vamos aguardar o julgamento da primeira denúncia, para só então definir o que poderá ser feito — afirmou.
O técnico Dorival Júnior será julgado pela acusação de ter ofendido o árbitro do clássico, Ricardo Marques Ribeiro, e poderá pegar de quatro a seis jogos de suspensão.
O Vasco volta a campo nesta quinta-feira, no Maracanã, para enfrentar o Goiás, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. No domingo, a equipe enfrenta a Ponte Preta, em Campinas, pelo Brasileirão.