Futebol

Juninho Pernambucano: Serei eternamente grato ao Vasco

Nome certo no grupo da Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo da Alemanha, o meia Juninho Pernambucano, do Lyon, colhe os frutos de uma carreira bem sucedida no futebol europeu. Em entrevista ao site da Fifa, o brasileiro comentou o bom momento que vive e disse que vai brigar para se tornar titular da equipe.

Famoso pelas cobranças de falta precisas, o brasileiro confessou qual o seu segredo para manter um bom aproveitamento nas partidas. \"Eu nunca estou satisfeito. Sempre fico treinando cobranças de falta após os treinamentos, assim como faziam os meus ídolos Zico e Roberto Dinamite\".

Aos 31 anos, o meia acredita que a boa fase é fruto de muito trabalho. \"É verdade que estou sempre me aperfeiçoando. Agora, enquanto estiver ganhando experiência e a minha equipe estiver jogando bem, isso fica mais fácil. Eu já era um bom jogador no Brasil, mas continuei trabalhando para melhorar ainda mais o meu futebol\".

Clube que projetou Juninho para o futebol brasileiro e mundial, o Vasco da Gama está no coração do meia. \"Foi no Vasco que eu cresci como pessoa e profissional. Eu conquistei títulos e tive algumas chances na Seleção Brasileira. O clube também tinha grandes profissionais, pelos quais serei eternamente grato\".

Juninho também acredita que, assim como ele, muitos outros atletas brasileiros podem brilhar no \"Velho Continente\". \"Os brasileiros precisam de um período um pouco maior para se adaptar ao futebol europeu, mas, se tiverem o tempo e a confiança necessários para isso, podem se tornar grandes jogadores. A habilidade brasileira aliada à tática européia pode fazer a diferença\".

A ausência entre os 23 jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2002, no Japão e na Coréia, foi talvez uma das maiores decepções do jogador ao longo de sua carreira. Contudo, o meia, que chegou a ser convocado em algumas ocasiões pelo então técnico Luiz Felipe Scolari, diz que não guarda rancor do treinador.

\"Eu fiquei arrasado. Eu estava em grande forma no Lyon e estava muito bem psicologicamente. O problema foi que, na ocasião, o Luiz Felipe Scolari tinha muitas opções e teve que fazer algumas escolhas\", lamentou o meia.

Decepção superada , Juninho quer agora conquistar uma vaga entre os titulares da Seleção Brasileira e brilhar na Copa do Mundo. \"Eu sinto que estou encontrando o meu espaço no time, ainda que o Brasil conte com diversos jogadores de qualidade na mesma posição que a minha. Isso é muito bom para mim e para o time, pois os jogadores têm de se superar\", finalizou.

A Seleção Brasileira está presente no grupo E da Copa do Mundo da Alemanha, ao lado de Japão, Croácia e Austrália. Os brasileiros estréiam no Mundial no dia 13 de junho contra os croatas, em Berlim.

Fonte: Placar
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário