Torcida

Justiça revoga prisão preventiva de três acusados de briga em Joinville

A 1ª Vara Criminal de Joinville, no Norte de Santa Catarina, revogou a prisão preventiva de três acusados de envolvimento na briga entre as torcidas do Vasco da Gama e Atlético-PR ocorrida na Arena Joinville em dezembro do ano passado. Segundo a juíza Karen Francis Schubert Reimer, "estão ausentes os demais requisitos necessários à manutenção da segregação cautelar". O decreto de prisão preventiva de outros dois acusados continua valendo, já que eles estão foragidos.

No argumento para revogar a prisão preventiva, publicado na quinta-feira (20), a juíza afirmou que se passaram 60 dias de segregação dos acusados e que era necessária a marcação de uma audiência. "Verifico que se trata de tarefa impossível a realização da audiência de instrução e julgamento com a brevidade que habitual deste juízo, uma vez que a apresentação de defesa por todos réus é requisito para a realização de tal ato", escreveu.

Para conceder a liberdade provisória, foram determinadas medidas cautelares a serem cumpridas pelos beneficiários. Entre elas, estão manter sempre o endereço atualizado junto à Justiça, impedimento de chegar próximo ao estádio ou a qualquer evento esportivo e a obrigação de permanecer em uma delegacia durante os jogos do time para qual torce.

A prisão preventiva foi revogada para Ricardo Henk, Stevan Vieira da Silva e Thyago Almeida Rosa da Silva de Oliveira. Ricardo é torcedor do Atlético-PR e foi preso na casa dele em Joinville. Em fotos, ele aparece dando socos e pontapés. Thyago, de 29 anos, foi preso no Rio de Janeiro. Ele é torcedor do Vasco e imagens mostram ele agredindo outro com socos. Stevan, de 24 anos, é torcedor do Atlético-PR. Os três haviam sido presos em 19 de dezembro.

Continuam foragidos, segundo a Justiça, Anderson Barbalho Cavalcante Batista, torcedor do Vasco, e Marcelo Sampaio de Oliveira.

Entenda o caso

A briga generalizada entre torcidas aconteceu no dia 8 de dezembro em jogo entre Atlético-PR e Vasco da Gama. Quatro pessoas ficaram feridas, um deles em estado grave diagnosticado com fratura no crânio. A confusão paralisou a partida aos 17 minutos do primeiro tempo. Os torcedores feridos foram encaminhados a hospitais da região e liberados dias depois.

No dia da confusão, três torcedores do Vasco foram presos em flagrante por tentativa de homicídio. Em 19 de dezembro, a Polícia Civil fez uma operação denominada "Cartão Vermelho" para cumprir 28 mandados de prisão preventiva. Destes, 25 pessoas nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro foram presos. Segundo o delegado Dirceu da Silveira Junior, coordenador da operação, três torcedores cariocas são considerados foragidos.

Fonte: G1
  • Quinta-feira, 29/01/2026 às 20h00
    Vasco Vasco 1
    Mirassol Mirassol 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
  • Segunda-feira, 02/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quinta-feira, 05/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/02/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Rayan 2
Puma 2
Philippe Coutinho 2
Jogos
Vitórias 2 (40,00%)
Empates 1 (20,00%)
Derrotas 2 (40,00%)
Total 5
Gols
Marcados 8 (61,54%)
Sofrido 5 (38,46%)
Total 13
Saldo 3
Cartões
Amarelos 4 (66,67%)
Vermelhos 2 (33,33%)
Total 6