Futebol

Leandro Castan encontrará seu irmão em mais um duelo

Nessa terça-feira, às 21:30, no Couto Pereira, Coritiba e Vasco se enfrentam pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto contém um histórico recente recheado de grandes jogos. O principal: a final da Copa do Brasil de 2011. Naquela edição, quem se saiu melhor foi o Cruz-Maltino; o Gigante da Colina não vence o Coxa há 6 partidas. O duelo dessa semana também é marcado pelo confronto entre os irmãos Luciano e Leandro Castán, do Coxa e Vasco , respectivamente.

Pouco mais de uma década após decidirem a Copa do Brasil em 2011, Coritiba e Vasco voltam a se reencontrar no Couto Pereira. Desta vez, as equipes se enfrentam em um duelo importante na parte de cima da tabela da Série B e vivem momentos bem diferentes aos de dez anos atrás.

O último dia primeiro de junho marcou uma década da grande decisão da Copa do Brasil que foi disputada pelas equipes em 2011. O placar agregado terminou em 3 a 3 – 1 a 0 para o Vasco no primeiro jogo em São Januário e 3 a 2 para o Coritiba no Couto Pereira e, pelo critério do gol fora de casa, o clube carioca foi consagrado o campeão da competição.

Aquela foi a primeira e única final de Copa do Brasil disputada pelo Coxa. As melhores campanhas até então foram em 1991, 2001 e 2009 quando time parou na semi-final. Pelo lado vascaíno, foi a primeira vez que o clube conquistou a Copa do Brasil. Em 2006, contra o Flamengo, havia se sagrado vice-campeão em sua até então melhor campanha. 

Do atual time titular coxa-branca, 2 jogadores estavam na decisão de 10 anos atrás: o volante, e capitão, Willian Farias e Rafinha; ambos também estavam entre os jogadores que iniciaram os jogos da grande final – o 3º gol marcado no segundo jogo da final foi de Willian Farias. No lado vascaíno, o volante Rômulo voltou recentemente a São Januário e fez parte do grupo que levantou o troféu no Couto Pereira. O Vasco tinha mais dois remanescentes até o ano passado, como meia Felipe Bastos e o lateral Ramon, mas ambos deixaram o clube no começo de 2021.

Nesta terça-feira, um tabu de oito anos está ao lado do Coritiba. A última derrota do Verdão contra o Vasco foi em 2013 (2 a 1), fora de casa, pela Série A do Campeonato Brasileiro daquele ano. Desde lá, foram 6 jogos: 3 vitórias coxa-brancas e 3 empates. Coxa vem de duas vitórias seguidas (1 a 0 duas vezes) contra o Vasco, ambas no Brasileirão de 2020.

Na história do confronto, porém, o Coritiba venceu apenas 14 vezes dentre os 49 duelos entre as equipes; o Gigante da Colina venceu 22 vezes e, também, tiveram 13 empates. O jogo terminou com o placar 1 a 0 treze vezes (6 partidas vencidas pelo Verdão e 7 pelo Vasco).

Outro ponto especial no jogo desta noite do Couto Pereira será o duelo entre os irmãos Castan. Os zagueiros Luciano, 31 anos, e Leandro Castán, 34, vão se enfrentar pela segunda vez na carreira em lados opostos. Em 2019, eles se enfrentaram na partida entre o Vasco e CSA, que terminou empatada em 0 a 0, pela Série A do Brasileirão. Em entrevista ao site oficial do Coritiba, Luciano falou sobre a forte relação que tem com o irmão e capitão vascaíno. – É um confronto um pouco diferente, não é o habitual você enfrentar um irmão do outro lado do campo. Já tivemos uma experiência assim, foi bastante emocionante e diferente. A preparação é um pouco diferente, mas é um jogo gostoso de jogar, de poder enfrentar ele.

Fonte: Esporte News Mundo
Loading...
  • Sábado, 24/07/2021 às 21h00
    Vasco Vasco 4
    Guarani Guarani 1
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quarta-feira, 28/07/2021 às 21h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Copa do Brasil Morumbi
  • Sábado, 31/07/2021 às 21h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série B Nilton Santos
  • Quarta-feira, 04/08/2021 às 21h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 07/08/2021 às 19h30
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série B Barradão
  • A definir
    Vasco Vasco
    Vila Nova Vila Nova
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir