Clube

Leia texto de Hélio Ricardo sobre o aniversário do Vasco

Um Gigante faz hoje aniversário. O Vasco da Gama completa hoje 114 anos! Para comemorar a data, publicamos um texto de nosso colunista Hélio Ricardo, que relata com precisão a emoção de ser Vascaíno. Confira:

Saberei porventura, um dia, o que me faz ser Vasco?
Saberei eu explicar, algum dia, o que faz acelerar descompassado e insistente o coração apaixonado, pulsando sob a cruz de malta que encobre meu peito?

Saberei eu dizer, um dia, me apossando das mais virtuosas palavras da nuvem semântica dos poetas, por que tremula minh\"alma ao tremular a bandeira refulgente do Vasco da Gama?

Saberei eu, saberemos nós - irmanados nesse manto, igualados nessa paixão - quantas vezes mais a lágrima salgada de dor ou emoção há de rolar pelo rosto quando onze gigantes adentrarem o gramado com a envergadura da faixa diagonal e a cruz do Cristo sobre o peito?

Até quando essa febre terçã, esse cortejo de multidões, esse nascer e morrer de gerações e legiões apaixonadas por tuas cores, tuas tardes de gala, teus heróis em procissão, tuas taças na celeste galeria das vitórias imortais?

Até quando, impetuoso Gigante nosso, varrerás nossos mares como o tufão de Castro Alves, removerás a pedra que Drummond viu em nosso caminho, guiarás nossas jornadas como a \"estrela da vida inteira\" de Manuel Bandeira, serás em nós o argumento de Paulinho da Viola, recriarás a nossa criação como num samba de Martinho da Vila?

Até quando serás canção e poema - tu, Vasco da Gama querido! - a derramar paixão de viver sobre nós?

Eu pergunto a ti, meu Vasco da Gama, porque já não conto teus 114 anos como realidade temporal, contagem aritmética, mensuração cronológica. Tu és mais do que 114 anos de história retumbante e luzidia: és em nós eternidade de amor, identidade, devoção!

Aquele coração infantil que, no lema, prometeste fazer imortal, hoje entendo: não é do menino-menino...é, na verdade, o meu! O meu, o de toda essa imensa torcida bem feliz.

Porque, no afã desse encanto de amor por ti, ficamos também encantados como eternos meninos. Nós, vascaínos, por amor a ti, escolhemos nunca mais crescer, nunca mais sermos adultos, nunca mais vivermos a vida sem os sonhos e as fantasias dos meninos felizes.

Então, Vasco meu, nós teremos corações infantis, e tu - para além de teus 114 anos - serás eterno, incomparável dentre os clubes, bastião da liberdade, florão da igualdade racial, mestiço e pioneiro.

Nós teremos corações infantis, e tu serás - Vasco lindo, Vasco amado, tão querido! - para sempre imortal!

Facebook Hélio Ricardo Rainho
Twitter @hrainho
Hélio é colunista no SRZD Vasco, acesse também http://www.sidneyrezende.com/blog/helioricardorainho

Fonte: SUPERVASCO.COM - Respeite os crédtios