Futebol

Léo Jabá esteve próximo de rival em 2020

Apresentado recentemente pelo Vasco como reforço para a temporada 2021, o destino de Leo Jabá quase foi o Fluminense. No ano passado, o atacante despertou o interesse do clube das Laranjeiras, mas as conversas não avançaram da forma imaginada e o negócio não aconteceu. Hoje (30), as duas equipes se enfrentam em Volta Redonda, às 21h35, em duelo válido pela sétima rodada do Campeonato Carioca.

O nome de Leo Jabá esteve à mesa da cúpula do Flu em setembro do ano passado. À época, o jogador atuava no PAOK, da Grécia, e sem muito espaço com o técnico português Abel Ferreira, hoje no Palmeiras.

Na ocasião, inicialmente, foi passado ao Tricolor que o jogador tinha vontade de atuar no Brasil, muito por conta dos Jogos Olímpicos de Tóquio, e que seria possível um empréstimo com o clube carioca pagando menos de 50% dos salários. O nome recebeu o aval do então técnico Odair Hellmann, que o conhecia desde as divisões de base da seleção brasileira.

As condições apresentadas agradaram e o Flu, então, procurou o PAOK. O cenário, porém, não se mostrou fiel ao anterior. Os gregos queriam receber um valor pela negociação e pagar metade dos vencimentos de Jabá, que, claro, eram em euros. Os valores foram considerados altos para a realidade financeira do clube das Laranjeiras.

O Tricolor ainda buscou soluções e tentou envolver o atacante peruano Fernando Pacheco nas tratativas, mas não houve avanço entre as partes e um acordo não se mostrou possível.

Sem um desfecho positivo, Leo Jabá permaneceu no PAOK e, nesta janela de transferência, acertou com o Vasco, clube que disse ser o do coração do pai. Revelado pelo Corinthians, e com passagem também pelo Akhmat Grozny, da Rússia, ele assinou com o Cruz-Maltino por empréstimo até o fim do ano.

O atacante ainda não estará à disposição para o jogo de logo mais por estar em um processo de recondicionamento físico. Jabá chega para uma posição considerada carente na última temporada, a de atuação pelos lados do setor ofensivo, principalmente para municiar Germán Cano. Além de Jabá, o Vasco, que realiza uma reformulação no elenco, também acertou com Morato para o ataque.

Em São Januário, inclusive, ele vai reencontrar o Leo Matos, de quem foi companheiro no PAOK e fez parceria pelo lado direito da equipe. Além de ter ajudado Jabá na Grécia, o lateral-direito também conversou com o atacante durante as negociações dele com o Vasco.

"O Léo foi muito importante na minha chegada à Grécia. Eu não falava inglês e chegava num país diferente. Me ajudou dentro e fora de campo. Jogamos dois anos e meio pela direita, ele me ajudou muito com assistências e gols. Me fez evoluir profissionalmente e como atleta. Ele foi importante na negociação, me passou como é o clube e me aconselhou. É uma amizade que vou levar pro resto da vida", disse.

Fonte: UOL
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri