Há exatos 100 anos nascia um dos maiores craques da história do futebol mundial, Leônidas da Silva não foi somente o criador do gol de bicicleta, ele foi um dos jogadores mais completos de todos os tempos. O craque faleceu em 2004, mas jamais morrerá para a história do futebol.
O Diamante Negro teve uma única passagem pelo Vasco em 1934 onde conquistou o Campeonato Carioca, a sua curta passagem pelo Vasco naquele mesmo ano se deve à sua convocação para a Copa do Mundo do mesmo ano, já que a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), só aceitava atletas amadores, portanto, Leônidas teve que se desligar do Vasco para poder participar da Copa, onde a Seleção Brasileira foi eliminada no seu primeiro jogo, mas o único gol da Seleção sendo marcada pelo craque vascaíno.
Existem poucas informações da quantidade de jogos e de gols de Leônidas pelo Vasco, mas alguns dizem que tenha sido 29 jogos e 27 gols, apesar do Diamante Negro tivesse feito sua grande performance no Bonsucesso aplicando uma bicicleta, no Vasco não consta informações que ele tenha repetido o feito.
Confira a ficha técnica:
Nome: Leônidas da Silva
Apelido: Mais conhecido como ‘Diamante Negro’, no Vasco era conhecido por ‘Homem Borracha’
Data de Nascimento: 06 de Setembro de 1913 – Rio de Janeiro
Data de Falecimento: 24 de Janeiro de 2004 – Cotia (SP)
Posição: Atacante
Pelo Vasco: Campeão Carioca em 1934
Jogos: 29*
Gols: 27*
*Não são dados oficiais.