Política

Leven Siano dá detalhes do acerto com Yayá Touré

Candidato à presidência do Vasco, o advogado Luiz Roberto Leven Siano anunciou acordo com o marfinense Yaya Touré na tarde desta quinta-feira. O evento teve direito a paródia do samba "Vai lá, vai lá", do Fundo de Quintal, e mensagem do próprio jogador confirmando o acerto e falando o mantra de Leven Siano: "Vai dar Vasco".

Interessado no jogador desde março, o Botafogo estranhou o anúncio de Leven Siano. O candidato, por sua vez, afirmou acreditar que o rival negociou com pessoas que não representam Touré.

Mas é possível anunciar um atleta antes mesmo de disputar o pleito presidencial? E mais: Leven Siano exibiu em um de seus vídeos um documento para comprovar que houve assinatura de contrato entre as partes. Qual a validade do mesmo? O GloboEsporte.com entrou em contato com o candidato e fez essas e outras perguntas.

Confira abaixo:

Como você explica legalmente essa contratação?

É uma estipulação em favor de terceiros. Você é o contratante, mas faz com outro beneficiário, igual a seguro de vida. A pessoa contrata um seguro de vida para a sua filha, essa pessoa morre, e a filha recebe o seguro naquele evento, que é a morte, que ninguém sabe quando vai acontecer e se vai acontecer.

É o mesmo esquema. É uma estipulação em favor de terceiros com uma condição suspensiva de acordo com a lei inglesa. É um contrato em meu nome a favor do Vasco caso eu vença as eleições. Se eu não vencer as eleições, o contrato perde efeito. Eu posso fazer uma operação em meu nome colocando como beneficiário o Vasco.

Qual seria o tempo de duração do contrato em caso de vitória nas eleições?

Dois anos.

Ele já tem 37 anos. A questão da idade não lhe preocupa?

Eu conversei com o Alex Evangelista (fisiologista, que trabalhou no Vasco na última gestão Eurico Miranda), e ele falou que ele tem uma estrutura física muito forte e que vai colocá-lo para voar. Ele é fisiologista de vários jogadores, conhece a estrutura física dele e está muito animado em fazê-lo voar.

Quem conduziu a negociação e quando Yaya disse "sim"?

Foi hoje. Quem me ajudou ultimamente foi o Francisco López, que foi diretor financeiro do Barcelona em 2003 e vai ser diretor do Vasco (na minha gestão). Foi diretor do Barcelona quando eles estavam mal das pernas, deu jeito no Barcelona, e ele faz parte da equipe de executivos que a gente está formando aqui para o Vasco.

Você disse que o Francisco López trabalhou com Yaya no Barcelona. Isso facilitou? Como foi seu contato com o Yaya?

Exatamente. Eu o senti bem animado, tranquilo e feliz pela escolha que fez. Acho que ele está muito contente.

Ele pode fazer um contrato com algum time antes de você assumir em caso de vitória ou se comprometeu a ficar parado até a eleição?

Ele está comprometido com a gente, e do jeito que a situação do futebol está devido à pandemia... Se o futebol estivesse normal, não fosse a pandemia, isso poderia ser mais complicado. Acredito que, pela pandemia, essa possibilidade é quase nula.

Como o contrato dele é feito em outras bases, ele está livre, não?

Ele está comprometido com a gente até as eleições do Vasco. Eu perdendo as eleições do Vasco, o contrato cai. Ele tem um compromisso assinado que, caso eu vença as eleições, ele tem que jogar no Vasco em 2021 e 2022.

Como você pretende pagá-lo?

Estou conversando com uma empresa de mídia social, que já patrocina o Olympique de Marselha e o Liverpool. Eles estavam procurando um clube na América do Sul. Consegui encaixar o projeto para eles, e eles estão muito animados. Falei com o CEO deles na quarta-feira, e amanhã a gente deve desenvolver para fazer o fechamento com essa empresa, que é a Ikonik.

Com a marca dessa empresa na camisa do Vasco, eles pagariam os salários do Touré?

Exatamente

O salário dele é pago de acordo com a cotação atual do euro? Do ato da assinatura do contrato?

O contrato é em euro, depende da valorização da moeda em cada mês do contrato. Está muito alto, a gente acredita que em 2021 e em 2022, com a pandemia acabando, a tendência é o euro baixar. Mas o nosso patrocínio é em euro também. Isso aí está lastrado da mesma maneira.

Como você apresentou o Vasco ao Touré?

O nosso projeto tem duas partes. Uma é mais técnica, sobre captação de receitas. E outra mais introdutória, que tem toda a apresentação o que é a história do Vasco. Mandei um e-mail, e ele ficou encantado com a história do Vasco.

O Botafogo contestou o acerto, e seus dirigentes mostraram-se surpresos. O que acha disso?

Até onde entendi, pelo que ouvi falar, os dirigentes do Botafogo estavam achando que estavam negociando com o agente do Yaya e na verdade estavam negociando com um cara que cuida das mídias sociais do Yaya. Não sei quem foi, alguém do Botafogo falou o nome de um cara que cuida das redes sociais dele (Leven Siano se referiu a Leon Mann, citado por Ricardo Rotenberg, vice de marketing do Botafogo).

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri