Clube

Liberação de São Januário é aprovada pelo Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros aprovou a liberação de São Januário, o que será a última etapa para a celebração do acordo com o Vasco , que sai nesta quarta-feira com reunião na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

A vistoria foi feita na última sexta-feira e o relatório saiu nesta terça-feira, sendo remetido à presidência do MPRJ. O Vasco entrou com recurso no Superior Tribunal de Justiça no início da semana, transferindo a ação de desinterdição de São Januário do promotor Rodrigo Terra, responsável pela ação inicial, para Luciano Mattos, procurador-geral do Estado do Rio de Janeiro.

O Vasco aguarda a assinatura do TAC para reabrir o estádio na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro. A última partida em São Januário foi realizada no dia 22 de junho, na derrota para o Goiás por 1 a 0.

Além da vistoria e novos pedidos dos Bombeiros, houve outras solicitações atendidas, como no número de câmeras no estádio para monitoramento de público.

Na visita da sexta passada, o procurador do MP Marcus Leal acompanhou a vistoria dos Bombeiros. No início desta semana, houve também audiência pública para debater o caso de São Januário.

- Avaliamos diversas estruturas, como sistema de prevenção contra incêndio e pânico, os postos médicos, as saídas de emergência... Tudo isso será colocado no relatório que estamos produzindo para ser entregue o quanto antes para as autoridades - disse, na semana passada, Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Na semana passada, o Vasco apresentou uma proposta de TAC ao Ministério Público. Internamente, havia confiança grande na liberação de público no estádio.

Como foi a reunião entre Vasco e MP

Em encontro na outra semana, o Vasco apresentou ao Ministério Público e ao procurador geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, o Termo de Ajustamento de Conduta para liberar a presença de público em São Januário. Segundo o procurador, a apresentação do TAC busca melhorar a segurança do estádio.

- Vamos fazer um exame mais detalhado dessa proposta. Acreditamos que estamos avançando num sentido positivo para a celebração desse termo de compromisso. A nossa expectativa é que na semana que vem façamos uma nova reunião com a presença de órgãos públicos e da federação, para conhecerem os termos da proposta - comentou Luciano Mattos.

Para o encontro desta quarta serão convidados representantes dos seguintes órgãos: Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Prefeitura Municipal do Rio e Federação de Futebol do Estado do Rio.

Na proposta apresentada, o Vasco se compromete a efetuar algumas melhorias que dizem respeito ao esquema de segurança de São Januário, dentre as quais a implementação do sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso ao estádio, medida que terá grande peso na decisão do Ministério Público do Rio. Esses são alguns pontos:

- Aumento no número de catracas;
- Aumento do espaço útil no acesso às catracas;
- Ajuste na abertura dos portões para o sentido da saída;
- Aumento do número de câmeras no interior do estádio;
- Reconhecimento facia

Fonte: ge
  • Terça-feira, 21/05/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Fortaleza Fortaleza 3
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir