Futebol

Líder Grêmio recebe o "bom" visitante Vasco

O jogo entre Grêmio e Vasco, neste domingo, às 16h, em Porto Alegre (RS), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, coloca em lados opostos o líder da competição e uma equipe que luta para se afastar da zona de rebaixamento.

Além disso, os donos da casa têm um ótimo retrospecto atuando nela (oito vitórias e três empates) - este ano, o time só perdeu uma vez no estádio: contra o Juventude, no Estadual -, enquanto os visitantes, como tal, tem desempenho contrário (oito derrotas, dois empates e uma vitória).

O Grêmio, primeiro colocado do Brasileiro, com 45 pontos, cinco à frente do Palmeiras, está em jejum: vem de uma derrota para o Flamengo e um empate com o Náutico, fora de casa, além do empate com o Inter, que o eliminou da Copa Sul-Americana.

Os tropeços foram considerados naturais. O Grêmio ainda é o time com o maior número de vitórias (13), o menor número de derrotas (3), tem o melhor ataque (38 gols, junto com o do Palmeiras) e a defesa menos vazada (15 gols).

- Tropeçamos, mas a nossa auto-estima continua alta – disse o capitão Tcheco.

O técnico Celso Roth não contará com o volante William Magrão, que cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo, mas pode-se dizer que terá time completo: no lugar desse jogador, atuará Souza, que, segundo o treinador, vinha pedindo passagem.

Já o Vasco, com 26 pontos, é o 14º colocado do Brasileiro, quatro acima da região de descenso. Invicto há quatro jogos, três nesta competição e um na Sul-Americana, a equipe vem de um empate em 1 a 1 contra o Botafogo.

Além de enfrentar o melhor time da competição até o momento, o clube cruzmaltino luta contra o seu retrospecto como visitante com um trunfo: a primeira vitória fora de casa foi conquistada há duas rodadas, contra Portuguesa, sob o comando de Tita.

O treinador, por sinal, terá três desfalques importantes para este jogo: o volante Jonílson, o meia Madson e o atacante Edmundo estão suspensos, todos por terem recebido o terceiro cartão amarelo.

Para o lugar do primeiro, Serginho, que desempenha a mesma função, é o escolhido. No meio-de-campo, o técnico improvisará o lateral-direito Wagner Diniz, com o também lateral-direito Marcus Vinícius ocupando a posição. O substituto do Animal é o volante Mateus.

- Este será um jogo complicado, mas a idéia é manter a nossa forma de jogar, apesar dos desfalques que teremos - analisou o comandante cruzmaltino.

O zagueiro Jorge Luiz e o atacante Alan Kardec, que foram poupados de alguns dos últimos treinos, não são dúvida e jogam. O grande mistério de Tita está em quem será o goleiro da equipe.

Tiago, que vinha sendo titular na temporada, lesionou-se na última rodada do turno do Brasileiro e ficou ausente dos últimos quatro jogos do time. Ele se recuperou esta semana. O substituto, Roberto, com boas atuações, conquistou a confiança da comissão técnica.

A partida deverá ter ainda um minuto de silêncio em homenagem ao ex-jogador Alcir Portella, capitão do time do Vasco campeão brasileiro em 1974, que morreu na última sexta-feira no Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO X VASCO

Estádio: Olímpico, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 30/8/2008 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Auxiliares: José Carlos Dias Passos (PR) e Moisés Aparecido de Souza (PR)

GRÊMIO: Victor, Leo, Pereira e Réver; Paulo Sérgio, Rafael Carioca, Tcheco, Souza e Anderson Pico; Perea e Marcel. Técnico: Celso Roth.

VASCO : Roberto (Tiago), Marcus Vinícius, Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Edu; Rodrigo Antônio, Serginho, Mateus e Wagner Diniz; Alex Teixeira e Alan Kardec.

Fonte: Lancepress