Futebol

Líderes de seus times, Diego Souza e Nenê duelam em partida de hoje (11)

Grêmio e Vasco fazem na tarde deste domingo mais um clássico do futebol brasileiro dentro da Série B. Além de toda história que os clubes carregam, o duelo coloca em lados opostos dois amigos que são líderes em participações de gols de seus respectivos times: Diego Souza e Nenê.

O jogo pela 29ª rodada do campeonato é repleto de coincidências: marca as reestreias dos treinadores Renato e Jorginho, o confronto entre o terceiro e quarto colocado e um duelo à parte dentro das quatro linhas: o embate dos veteranos que, apesar da idade, são titulares absolutos de suas equipes e fundamentais na hora de colocar a bola no fundo da rede.

Aos 37 anos, Diego Souza é o artilheiro do Grêmio no ano, com 17 gols. Soma-se a isso mais quatro assistências. No total, são 21 participações diretas para gols, o que representa 33,9% do total marcado pela equipe em 2022.

O também veterano Nenê, com 41 anos, tem exatamente o mesmo número de participações diretas. No caso dele, porém, são 10 gols e 11 assistências, que caracterizam 42,9% do que fez o Vasco na temporada.

 Foto: Infoesporte

Mesmo em reta final de carreira, próximos da aposentadoria, ambos ainda se mostram essenciais para suas equipes. O centroavante é o principal goleador do clube gaúcho desde que retornou a Porto Alegre, em 2020, e se encaminha para ser pelo terceiro ano seguido o jogador com mais gols do time.

Já Nenê está na segunda temporada consecutiva defendendo a camisa do Vasco nesta atual passagem. Após não conseguir o acesso para a Série A em 2021, o meia seguiu para cumprir a missão de devolver o clube carioca à elite do Brasileirão. E com todos os treinadores que passaram pelo clube, o camisa 10 se mantém como titular.

Em seu último jogo com a camisa do Vasco, contra o Guarani, Nenê vivenciou um momento raro ao longo de suas duas passagens por São Januário. Apesar de ter marcado um gol, ouviu vaias de parte da torcida, reflexo da fase instável que o vive o clube.

Preservado por questões físicas contra o Brusque, fez falta na derrota em Santa Catarina. Neste domingo, retorna ao time diante do Grêmio, já com Jorginho no comando. Foi com o treinador que Nenê viveu sua melhor momento no clube. Juntos, foram campeões cariocas invictos em 2016.

 Foto: Flavio Florido/BP Filmes

Amizade fora dos gramados

Fora das quatro linhas, os dois veteranos cultivam uma amizade que começou nos tempos de São Paulo, quando jogaram juntos em 2018 e 2019. A dupla fazia parte do "quarteto nerd", composto por também por Everton e Reinaldo. Quando atuavam juntos, jogavam jogos eletrônicos, o que estreitou a relação entre eles.

Ao final da temporada passada, Diego inicialmente não renovou seu contrato com o Grêmio, pois havia sido dispensado. Livre no mercado, passou a receber sondagens e negociar com outros clubes. Nisso, Nenê tentou levar o centroavante para o Vasco. Fez lobby, ligou e tentou convencer o amigo, mas os gaúchos voltaram atrás e decidiram “recontratar” o jogador.

Amizade à parte, os veteranos se encontram às 16h deste domingo, na Arena, em jogo que encerra a 29ª rodada da Série B. O Grêmio ocupa a terceira posição com 47 pontos, dois a mais que o Vasco, em quarto. O quinto colocado Londrina vem logo abaixo, com 44 pontos.

Fonte: Globo Esporte
  • Quarta-feira, 21/09/2022 às 21h00
    Vasco Vasco 0
    Cruzeiro Cruzeiro 3
    Campeonato Brasileiro - Série B Mineirão
  • Quinta-feira, 29/09/2022 às 21h30
    Vasco Vasco
    Londrina Londrina
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Terça-feira, 04/10/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio Germano Krüger
  • Sexta-feira, 07/10/2022 às 21h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Novorizontino Grêmio Novorizontino
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Domingo, 16/10/2022 às 16h00
    Vasco Vasco
    Sport Sport
    Campeonato Brasileiro - Série B Ilha do Retiro
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Sampaio Corrêa Sampaio Corrêa
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir