Jair, do Vasco, é o segundo jogador da Série A do Campeonato Brasileiro, que mais ficou de fora de jogos da sua equipe por lesão. Um levantamento feito aponta que o camisa 8 só fica atrás de Robert Arboleda, do São Paulo.
Ele não joga desde o dia 31 de agosto devido rompimento parcial do ligamento cruzado anterior (LCA) e do ligamento colateral medial, além de ter sofrido lesões nos meniscos e na cartilagem.
Segundo estudo feito pelo Bolavip Brasil, Jair não atuou em 29,7% das partidas por estar sem condições de ao menos figurar no banco de reservas. Isso leva em conta os últimos seis anos, em parte ele defendeu o Atlético também.
Quem fica à frente de Jair é o defensor do São Paulo que nos últimos seis anos esteve indisponível em 33,7% de todas as partidas do São Paulo desde 2020 devido a lesões ou aprimoramento do condicionamento físico. Na lista ainda aparecem nomes como Alisson, por São Paulo e Grêmio, Bruno Henrique, pelo Flamengo, e Saravia, por Botafogo, Internacional e Atlético, no top-5.
O estudo abrangeu 82 jogadores de linha que participaram de pelo menos uma partida nas últimas seis edições do Brasileirão (2020 a 2025), utilizando a ferramenta estatística Opta como suporte primário. Em uma segunda etapa, foram cruzados dados do Transfermarkt para identificar todas as ausências por lesão ou problemas de condicionamento físico.
O percentual de jogos perdidos por cada atleta, devido à indisponibilidade física ou médica, foi calculado em relação ao total de partidas disputadas por suas respectivas equipes no período analisado.
Veja a lista
1 - Arboleda (São Paulo): 33,7% das partidas
2 - Jair (Atlético/Vasco): 29,7% das partidas
3 - Alisson (Grêmio/São Paulo): 27,6% das partidas
4 - Bruno Henrique (Flamengo): 27,5% das partidas
5 - Saravia (Internacional/Botafogo/Atlético): 27% das partidas
6 - Pedro (Flamengo): 26% das partidas
7 - Lucas Evangelista (RB Bragantino/Palmeiras): 25,6% das partidas
8 - Keno (Atlético/Fluminense): 25,3% das partidas
9 - Igor Rabello (Atlético/Fluminense): 25,3% das partidas
10 - Guilherme Arana (Atlético): 25,1% das partidas
Mais lidas