Futebol

Liverpool, Barcelona... A passagem de Philippe Coutinho pelo exterior

O cria está de volta! Depois de 14 anos no exterior, o meia Philippe Coutinho foi oficializado nesta quarta-feira (10) como grande reforço do Vasco para a temporada de 2024. O jogador de 32 anos estava no Al Duhail, do Qatar, e assinou contrato de empréstimo junto ao Aston Villa, que ainda detém o seu passe, válido por um ano, segundo antecipou a ESPN.

Neste seu retorno, Coutinho usará a camisa de número 11. Ele , inclusive, foi anunciado às 11h11 da manhã desta quarta-feira, com um vídeo sobre a sua trajetória no clube na infância, o início no profissional e agora com o retorno. Palavras como 'gratidão, idolatria, respeito e alegria' foram citadas.

Coutinho desembarcou no Brasil no fim de maio para o período de férias com a família, quando as negociações com o Vasco se intensificaram e, enfim, um acordo foi firmado entre as partes para que esse reencontro pudesse acontecer.

Como também antecipou a ESPN, o acerto foi sacramentado no início desta semana, após todos os detalhes serem finalizados. A reportagem ainda apurou que o Cruz-maltino arcará integralmente com o salário que foi acertado com o meia.

Na lista dos principais nomes revelados pelo clube carioca no século XXI, o meia ficou pouco mais de um ano na sua primeira passagem pelo Vasco. Antes de mesmo de integrar o profissional e completar 18 anos, já havia sido negociado com a Inter de Milão.

Pelo clube de São Januário, Coutinho foi promovido ao profissional no primeiro semestre de 2009, quando sagrou-se campeão da Série B. Até 2010, quando se transferiu para a Europa, disputou 43 jogos e registrou 5 gols e 2 assistências.

Como foi a passagem de Coutinho no exterior e na seleção brasileira

No futebol do Velho Continente, demorou a engrenar na Inter e, em 2012, foi emprestado ao Espanyol, em LALIGA, onde finalmente passou a desempenhar o esperado bom futebol.

Até que, em 2013, foi contratado pelo Liverpool, onde ficou até 2018 e foi um dos principais nomes do clube da Premier League durante o período.

O seu destino seguinte foi o Barcelona, que pagou altas: 142 milhões de libras esterlinas (R$ 622 milhões, nas cifras da época). Na Espanha, a expectativa com a sua chegada, já que meses antes Neymar havia sido vendido ao PSG, porém, não foi concretizada.

Coutinho conviveu com muitas lesões e acabou emprestado ao Bayern de Munique e, em seguida, ao Aston Villa, onde voltou a se destacar na elite do futebol inglês.

O brasileiro foi comprado em definitivo pelos ingleses junto ao Barça, mas acabou perdendo espaço no time. Com isso, foi emprestado ao Al Duhail.

Seu principal título da carreira foi o da Champions League, em 2020, mas Coutinho também faturou LALIGA, Copa do Rei, Bundesliga, entre outras conquistas.

Pela seleção brasileira, disputou a Copa do Mundo de 2018 na Rússia e conquistou a Copa América em 2019.

Próximos jogos do Vasco:

Corinthians (C) - 10/07, 19h (de Brasília) - Brasileirão

Atlético-GO (F) - 17/07, 19h (de Brasília) - Brasileirão

Atlético-MG (F) - 21/07, 16h (de Brasília) - Brasileirão

Fonte: ESPN Brasil
  • Quarta-feira, 10/07/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 2
    Corinthians Corinthians 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/07/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Antônio Accioly
  • Domingo, 21/07/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético Mineiro Atlético Mineiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir