Futebol

Livre de dores: Giovanni Augusto aproveita intertemporada para evoluir

A intertemporada do Vasco caiu muito bem para um jogador especial. Contratado como esperança de qualidade ofensiva, Giovanni Augusto ainda não conseguiu emplacar no Cruz-Maltino devido a uma série de lesões. Agora, recuperado e com tempo para se preparar, ele acredita que poderá render o que se espera dele.

Foto: Carlos Gregório Jr / VascoGiovanni Augusto durante intertemporada do Vasco em Pinheiral
Giovanni Augusto durante intertemporada do Vasco em Pinheiral

Além da parte física, outra mudança que anima Giovanni é seu posicionamento em campo. Desde que assumiu o comando, o técnico Jorginho conversou com o jogador e ouviu dele a preferência em atuar como meia centralizado, armando as jogadas – com Zé Ricardo, muitas vezes ele atuava pela esquerda.

- Jorginho conversou comigo, passei para ele algumas situações. Agora estou me sentindo melhor. Voltei a jogar naquela posição em que me destaquei, que é de meia armador. Ali pelo meio consigo render mais. Agora é dar sequência para que a gente possa fazer um grande ano – disse o jogador.

Entrosamento com Pikachu

Recuperado fisicamente e na posição que mais gosta, o último passo de Giovanni é adquirir entrosamento com os companheiros. Um deles já vem se destacando pela parceria: Yago Pikachu, seu conterrâneo de Belém, no Pará.

- Ele é muito inteligente, tem facilidade grande de fazer o facão, consegue entrar entre os zagueiros e o lateral, facilita na enfiada de bola. A gente já se conhecia de Belém. Ele é um fenômeno. Essa pausa está servindo muito para buscar esse entrosamento. Precisamos treinar para conhecer um ao outro, porque no jogo faz total diferença.

Foto: Carlos Gregório Jr / VascoConterrâneos, Pikachu e Giovanni se reencontraram no Vasco
Conterrâneos, Pikachu e Giovanni se reencontraram no Vasco

Sacrifício contra o Fluminense

Neste ano, Giovanni sofreu três lesões: em sua estreia, ainda no Campeonato Carioca, teve um problema no joelho e parou por seis semanas. Depois, foram duas contusões, ambas na coxa direita.

- Essa intertemporada é muito importante. Fico feliz de ter este tempo. Todo mundo sabe que jogador precisa de ritmo, estar bem fisicamente para aguentar a temporada. Agora, sim, estou conseguindo treinar a parte de força. Fiquei muito tempo sem jogar, isso acaba dificultando bastante, mas acredito que com esse tempo já estou me sentindo melhor fisicamente, com mais força.

Segundo Giovanni, um sacrifício no seu retorno ao time, após a lesão no joelho, fez a diferença. Contra o Fluminense, pelo Carioca, ele atuou com febre e se desgastou além do esperado. Dois dias depois, diante do Botafogo, sofreu o primeiro problema na coxa.

- Poucas pessoas sabem, mas antes do jogo passei muito mal. Tinha até chance de não jogar, passei a noite com muita febre, dor no corpo, fui no estádio na certeza de que não conseguiria jogar. Chegando lá, o doutor me deu remédio, fizemos um trabalho ali. Tive melhora, resolvi jogar. Com isso me desgastei muito e logo em seguida, depois de dois dias, tinha o jogo com o Botafogo. Fui para o jogo com risco de lesão por ter ogado com febre. Senti a posterior e fiquei mais um tempo parado.

Fonte: ge
  • Sábado, 24/10/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 3
    Corinthians Corinthians 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 29/10/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Domingo, 01/11/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil Nubank Parque
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil A definir
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 26 (43,33%)
Empates 16 (26,67%)
Derrotas 18 (30,00%)
Total 60
Gols
Marcados 83 (56,08%)
Sofrido 65 (43,92%)
Total 148
Saldo 18
Cartões
Amarelos 118 (92,19%)
Vermelhos 10 (7,81%)
Total 128