Categorias de base

Lucão é visto como jóia no Vasco e tem contrato até julho de 2020

A convocação de Lucão para a seleção brasileira olímpica, que vai disputar o Torneio de Toulon em junho, pegou muita gente de surpresa. Mas, no Vasco, já conhecem o potencial do goleiro. Aos 18 anos e 1,90m, o jovem é visto como futuro dono da posição em São Januário a médio prazo.
 

Mas, para isso, será preciso renovar o contrato. O atual vínculo de Lucão se encerra em julho de 2020, e ainda não houve conversa para estender o compromisso. O staff do goleiro mantém a calma e não tem pressa para negociar - agora, com a convocação, o goleiro se valorizou.

- Estou me sentindo muito feliz. É muito importante representar o Vasco em mais uma convocação. Venho trabalhando desde cedo para receber notícias como essa. Representar o meu país é algo de extrema importância que me deixa sem palavras. É uma categoria diferente, uma nova experiência e estou muito aberto a esse aprendizado - disse Lucão, ao saber da convocação.

Capacidade física impressiona

Lucão é presença constante nas seleções de base. Acumulou jogos pelo sub-15 e pelo sub-17 - neste último, com o amigo Paulinho, hoje no Bayer Leverkusen. O porte físico, muito acima da média da idade, é visto como um diferencial.

- Por ele ter um perfil físico de muita força e potência, leva grande vantagem para fazer defesas rápidas. A capacidade técnica, a leitura de jogo e a tomada de decisões têm evoluído numa condição muito boa. Nossa projeção é de um goleiro com grande inserção no modelo de jogo (proposto na base do clube) - analisou o preparador de goleiros do sub-20 do Vasco, Rodrigo Pinheiro.
 

O jovem, porém, é preparado com cuidado. Mesmo com tanta projeção, foi reserva do sub-20 no vice-campeonato da Copa São Paulo de Juniores, em janeiro. O titular, Alexander, se destacou e foi promovido para o profissional, abrindo espaço para Lucão na nova categoria.

Promovido no segundo semestre de 2018, Lucão ainda se adapta ao sub-20. A expectativa é trabalhar ainda mais a questão psicológica para se tornar um goleiro completo.

- A gente está atento em agregar maturidade e liderança, que a gente enxerga como predicados fundamentais para o perfil do goleiro moderno - completou Rodrigo Pinheiro.

Fonte: (ge)
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri