Clube

Luiz Américo antecipa que auditoria apontará uma série de irregularidades

Declarações do assessor jurídico do Vasco, Luiz Américo de Paula Chaves, à Rádio Bandeirantes:

\"Esses documentos, pelo que eu pude ler no site do GloboEsporte.com, são documentos oriundos de uma ação da apresentação de documentos na antiga gestão. Esses documentos foram conseguidos através do Judiciário, junto à juíza Márcia Capanema, da 7ª Vara Cível, que conseguiu os documentos contábeis do clube. Esses documentos estão na Internet. O José Henrique Coelho, ex-vice-presidente de marketing e presidente do MUV, denunciou, fez essas denúncias, que já eram de conhecimento da diretoria. Não foram divulgadas, mesmo porque, os autores dessa demanda fazem parte da atual diretoria - José Pinto Monteiro, José Hamilton Mandarino, Bruno [Leandro Pires de Carvalho], e outros mais. Conseguimos essas informações, e essas informações agoram vieram a ser denunciadas à mídia pelo José Henrique.\"

\"Esses documentos foram objeto de ação judicial, foram conseguidos através da Oposição na época, que hoje é Situação. Foram cinco ou seis autores da ação. Todas as notas fiscais que estão na Internet são verídicas, porque foram conseguidas através de ordem judicial.\"

AUDITORIA

\"Na verdade, quem está fazendo essa apuração é a KPMG. Esses documentos, que a diretoria tem conhecimento, foram apresentados à KPMG, que vai apresentar um relatório final quando a auditoria estiver encerrada. Isso vai fazer parte do relatório da KPMG. Isso é só uma primeira parte dos documentos que foram publicados para a KPMG. São documentos do Vasco. São notas fiscais que foram pagas pelo Vasco, honorários advocatícios de conselheiros, do presidente do Conselho Deliberativo, que não resguarda a sua independência de gerir o Conselho Deliberativo, na medida em que é pago pela diretoria administrativa, então não há independência de poderes. Passagem para Las Vegas e Nova Iorque de conselheiros, e outras coisas mais.\"

PRÓXIMO PASSO

\"No meu entendimento, após a divulgação do relatório final da auditoria, que vai demonstrar uma série de irregularidades, com certeza, porque parte delas agora já está divulgada na Internet, terá que se abrir um processo administrativo para ver qual é a postura do Conselho perante essas pessoas que recebiam altos salários e altos honorários, que não poderiam receber como membros eleitos dos Conselhos, beneméritos, etc, que não se desvincularam desse cargo para receber. Instaurado esse processo administrativo, depois vai ser apurado o valor e vai se entrar no Judiciário cobrando esses débitos, esse dinheiro que foi pago indevidamente.\"

\"Por exemplo, uma das denúncias é o caso do ex-presidente Eurico Miranda ter pago contas pessoais com verba do clube. Indenizações, que deveriam ser pagas pela pessoa física do presidente, foram pagas pelo Club de Regatas Vasco da Gama. Essa é uma das denúncias que está na Internet, e que o Coelho divulgou.\"

COELHO TAMBÉM DENUNCIAR A ADMINISTRAÇÃO DE ROBERTO DINAMITE

\"Ele tem as convicções dele. Ele acha que o que é errado ele divulga. É mais ou menos assim. Acontece que como ele faz parte da diretoria... Todas essas informações - é totalmente diferente um caso do outro - que ele obteve, ele conseguiu como parte da diretoria, e veio de público a esclarecer que, após as denúncias, estava saindo da diretoria. É uma coisa. Outra coisa foi essa denúncia agora que ele realizou, que fazia parte de uma ação judicial, objeto de demanda judicial, que conseguiu obter essa documentação através do meio correto, o meio judicial, e está fazendo essas denúncias.\"

\"Agora, as denúncias anteriores, cabe ao vascaíno pesar se o presidente tem direito de contratar ou não uma pessoa de confiança. Ele [Coelho] entende que não. E assim por diante. Mas isto não tem nenhuma restrição no Estatuto do clube - contratar uma pessoa de confiança a critério do próprio presidente. Uma denúncia não tem nada a ver com a outra. Isso aqui são contas pessoais que são pagas. Uma diretoria não se confunde com outra, porque uma fazia absolutamente ilícitos contra o clube, pagando conta pessoal. A outra não tem absolutamente nada. É uma diretoria transparente, que faz tudo corretamente.\"

CONSELHO TER APROVADO AS CONTAS DA GESTÃO DE EURICO MIRANDA

\"O Conselho Fiscal é composto de três membros - dois da Situação e um da Oposição. Nesse período dessas denúncias que o José Henrique fez, o conselheiro da Oposição, da minoria, nunca teve assento, porque não deram posse a esse conselheiro. Os balanços sempre foram assinados, e as contas aprovadas, por dois dos membros. O outro não tinha acesso a esses documentos. Por isso é que não foi divulgado na época esse negócio. E por isso da necessidade de se entrar com uma ação judicial para serem vistas as contas. Eram dois conselheiros, que eram coniventes e não respeitavam a técnica da contabilidade comum, para que não aprovasse as contas. As contas eram aprovadas por dois conselheiros. O outro sequer foi empossado.\"

DENÚNCIAS PREJUDICAREM O PATROCÍNIO DA ELETROBRÁS

\"Não, de forma nenhuma. Foram atos praticados pela gestão anterior, que foi retirada democraticamente pelo voto, pelos sócios do Vasco, depois de uma eleição limpa. As pessoas sabem discernir totalmente entre uma gestão e a outra, o caminho correto. Mesmo porque, a gestão anterior, se fosse buscar algum tipo de patrocínio advindo de empresa pública, não ia conseguir, por conta de todas essas irregularidades, que eram de conhecimento público. Agora, essa gestão, que tem credibilidade, essa gestão, sim, tem o apoio do governo e da sociedade para se conseguir esse patrocínio com a Eletrobrás.\"

NOVIDADES SOBRE A ELETROBRÁS

\"Até o presente momento, não. Estamos aguardando o despacho do Judiciário, para saber se há ou não possibilidade de conseguir uma decisão hoje, amanhã ou depois. Mas estamos aguardando para breve.\"

Fonte: Netvasco
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário