Futebol

Luiz Gustavo mostra ser o 'pulmão' do Vasco

Luiz Gustavo conquistou seu espaço no time titular do Vasco. E bem do jeito que os torcedores gostam: com bravura e versatilidade. Como um coringa, faz o papel de falso lateral-direito, permitindo o deslocamento de Pikachu para o meio, com a mesma regularidade com a qual desempenha a função de zagueiro, cobrindo lesões de Breno, Werley e Castán.

Luiz mostrou estar apto a jogar nas duas posições, apesar de não ser o titular original do elenco para ambas posições. Contratado com o aval de Zé Ricardo justamente pela possibilidade de jogar em várias funções, o atleta nunca foi tido como opção realmente plausível dentro do elenco no começo da temporada, mas foi ganhando seu espaço aos poucos enquanto o time apresentava suas deficiências, seja por lesões ou falta de peças de reposição.

O zagueiro de 24 anos, natural de Votuporanga, São Paulo, nunca foi artilheiro. Com passagens por Palmeiras, Vitória, Ferroviária, Avaí e Oeste, a educação e contribuição defensiva sempre foram suas qualidades principais. O atleta possui apenas cinco gols na carreira e ainda não marcou com a camisa vascaína.

Para a manutenção da equipe na Série A, Luiz Gustavo está sendo fundamental. Nos últimos dez jogos do camisa 13 no Campeonato Brasileiro de 2018, a equipe só perdeu um, para o Grêmio, fora de casa, com a falha de Martín Silva no último lance.

Um detalhe importante é que, na partida contra o Grêmio, Luiz Gustavo foi substituído aos 42 minutos do segundo tempo, e a equipe tomou o gol da virada aos 50. Assim, nos últimos dez jogos, Luiz Gustavo não viu sequer uma derrota enquanto esteve em campo.


DIAS DE LUTA, DIAS DE GLÓRIA

Com um gol contra em um dos maiores clássicos do país, Luiz Gustavo ficou marcado por decidir a partida, empatando o jogo para o rival, no confronto entre Vasco e Flamengo, 25ª rodada do Brasileirão.

Entretanto, Luiz Gustavo, em 26 partidas, soma 38 desarmes e é o terceiro jogador com mais roubadas de bola do time do Vasco, atrás de Andrey (65) e Leandro Desábato (43), hoje volantes titulares do time de Alberto Valentim. No próximo domingo (25), o zagueiro enfrenta o ex-time Palmeiras e novamente será titular na lateral direita do Cruz-Maltino, em partida que pode garantir a permanência do time de São Januário na primeira divisão.

Luiz Gustavo tem contrato com o Vasco até o final de 2018. A diretoria ainda não informou se irá renovar ou não com o jogador, mas sabendo da situação financeira do clube somado às últimas atuações do versátil jogador, ter o atleta no elenco de 2019 se torna cada vez mais pertinente.

Fonte: Futebolzinho
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri