Com uma reformulação no sistema defensivo do Vasco, Luiz Gustavo espera aproveitar o momento para voltar a receber minutos com Fernando Diniz. O zagueiro chegou a ser titular nos primeiros jogos do treinador no clube, mas, posteriormente, perdeu espaço. O destaque neste início no profissional, inclusive, fez com que o jovem recebesse as primeiras oportunidades na seleção brasileira sub-20 às vésperas da Copa do Mundo da categoria.
O jovem esteve na lista de convocados de Ramon Menezes para os dois últimos amistosos da seleção brasileira sub-20 antes da lista final para o Mundial, que acontece entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro no Chile. Ele e o lateral Leandrinho estiveram com a delegação que viajou para Assunção para os jogos contra o Paraguai, nos dias 8 e 11 deste mês.
Luiz Gustavo não chegou a entrar em campo nos dois duelos, mas garante que o aprendizado nos treinamentos já foi uma experiência especial.
— Estar no ambiente da Seleção já é especial. Pude aprender muito nos treinamentos e entender a responsabilidade de vestir essa camisa. A Copa do Mundo sub-20 é um sonho e estou trabalhando para ter essa oportunidade — afirmou o zagueiro, que considera a convocação um passo importante para o futuro.
Às vésperas do Mundial, Luiz Gustavo vê o Vasco passar por mudanças no setor defensivo. João Victor se despediu do elenco nesta quarta-feira e viajará para a Rússia para acertar com o CSKA.
A transação final, em torno de 5 milhões de euros (pouco mais de R$ 30 milhões) e mais 25% de uma futura venda, foi considerada positiva pela gestão vascaína. O dinheiro abriu espaço no orçamento para a contratação de um novo defensor, posição considerada uma das prioridades para a contratação no mercado de transferências.
O principal alvo é Carlos Cuesta, do Galatasaray. As negociações foram destravadas por uma aproximação maior aos valores que a equipe turca quer receber pelo zagueiro da seleção da Colômbia. O clube tenta fechar a negociação o mais rápido possível para reforçar o setor.
Com a reformulação, Luiz Gustavo terá uma brecha para retomar um espaço que chegou a ter no início de trabalho de Diniz. O zagueiro foi titular nos quatro primeiros jogos do treinador, mas perdeu espaço após a derrota por 2 a 0 no clássico contra o Fluminense, pela 10ª rodada do Brasileirão. Ao todo, são 11 jogos no ano no time profissional.