Futebol

Luxemburgo aproveita bom momento para variar esquema tático

Os últimos bons rendimentos do Vasco no Campeonato Brasileiro refletem um pouco como o elenco evoluiu taticamente e fez com que Vanderlei Luxemburgo tivesse mais opções para definir o esquema ideal para cada jogo. Contra o Flamengo, o técnico optou pela utilização de quatro homens no meio e sem um de referência na área. Agora, diante do Goiás, em São Januário, pode voltar com o esquema que vinha adotando: o 4-3-3.

Depois da chegada de Guarín e, é claro, sua evolução física, Luxemburgo ganhou uma ótima opção no meio de campo e dificilmente irá tirá-lo do time. Técnico, o colombiano pode jogar como segundo homem e também consegue chegar na frente para finalizar. Depois de algumas atuações, mostrou que é peça importante na montagem do elenco para 2020. Seu contrato vai até dezembro.

Além dele, o Vasco tem outros jogadores que podem fazer mais de uma função. Raul e Marcos Júnior, por exemplo, começaram de titulares contra o Flamengo e não se limitaram apenas na marcação. Por isso, não é correto dizer que o time entrou em campo com quatro volantes. Marcos Júnior, inclusive, fez um dos gols.

Raul cresceu muito com a chegada de Vanderlei Luxemburgo. Antes preso ao poder de marcação, ele começou a ganhar mais liberdade pelo lado esquerdo do ataque e vem se destacando.

Esquema pode mudar contra o Goiás

Na próxima segunda-feira, contra o Goiás, em São Januário, Luxemburgo pode voltar a jogar com o esquema que fez o Vasco crescer no Campeonato Brasileiro e praticamente se livrar do rebaixamento. Diante de um adversário mais fraco tecnicamente e atuando em casa, a escalação com três jogadores na frente é a mais previsível. Ribamar ganharia nova oportunidade.

Mesmo sem a presença de Talles Magno, o ataque não sofreu o que se imaginava. Marrony, que não andava bem, vem fazendo boas partidas e é outro que pode atuar em mais de uma função em campo. Além de jogar pela esquerda, já mostrou que tem condições de fazer o homem de referência na área.

Com 43 pontos, o Vasco recebe o Goiás, às 19h30, desta segunda-feira, em São Januário. Mais de 13 mil ingressos já foram emitidos para o confronto.

Fonte: (ge)
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário