Um dos motivos para a falta de vitórias e o baixo número de gols do Vasco nos últimos jogos pode ser justificado pela má fase de Pablo Vegetti. O artilheiro argentino acumulou gols perdidos desde a volta do calendário de jogos após a Copa do Mundo de Clubes e vem recebendo críticas por parte da torcida.
O Vasco ainda não venceu nos seis jogos após o fim da pausa. São duas derrotas e quatro empates consecutivos. O centroavante balançou as redes uma vez ao longo do período, mas ficou marcado por algumas oportunidades perdidas - que em outros momentos provavelmente seriam convertidas pelo artilheiro do clube na temporada, com 20 gols. Veja os principais lances no topo da matéria.
Foram 20 finalizações do centroavante, com um gol marcado, nas seis partidas desde o retorno dos jogos. A única partida em que ele não finalizou foi na goleada sofrida por 4 a 0 para o Independiente del Valle, quando a equipe sofreu expulsão de Lucas Piton logo no início da primeira etapa.
Jogo | Finalizações |
CSA 0 x 0 Vasco | 2 |
Internacional 1 x 1 Vasco | 5 |
Vasco 1 x 1 Independiente del Valle | 5 |
Vasco 1 x 1 Grêmio | 7 |
Independiente del Valle 4 x 0 Vasco | 0 |
Vasco 0 x 2 Botafogo | 1 |
No empate em 0 a 0 com o CSA na noite desta quarta-feira, no Rei Pelé, Vegetti teve boa oportunidade para balançar as redes aos 19 minutos do segundo tempo. Após cruzamento de Nuno Moreira, a bola bateu na zaga, na perna de Tchê Tchê e sobrou para o argentino dentro da área, mas ele emendou voleio por cima do travessão.
Nos jogos anteriores, as chances vinham sendo ainda mais claras. Contra o Grêmio, por exemplo, foram incríveis sete finalizações de Vegetti no jogo. Parou em boas defesas de Volpi, mas também acertou uma bola na trave, cara a cara com o goleiro, quando a partida ainda estava 0 a 0.
A partida seguinte do Brasileirão, contra o Internacional, no Beira-Rio, foi marcada por um total de cinco finalizações do atacante e duas chances claras perdidas antes de Rayan abrir o placar para o Vasco. No fim, ainda deu presente para Carbonero empatar a partida para os donos da casa. Foi o jogador do time carioca com pior nota na partida em votação realizada no ge.
Apesar da má fase, há um respaldo interno para manutenção do capitão no time titular. Entende-se que Vegetti contribui para além dos gols e exerce uma função importante na parte tática, além da liderança dentro de campo.
A falta de opções para o setor ofensivo no banco de reservas também pesa na hora de uma possível mudança. Durante o período sem jogos, Diniz reintegrou GB no time profissional, justamente para ampliar as possibilidades para o ataque e ser uma alternativa para o argentino. O jovem teve sequência de treinos bastante elogiada, chegou a iniciar como titular contra o Del Valle, em Quito, mas sofreu uma lesão na coxa esquerda e é desfalque há quatro jogos.
Em entrevista coletiva após o empate com o CSA , Fernando Diniz reconheceu a necessidade de recuperar o "faro artilheiro" de Vegetti e citou a importância do argentino para o time.
- Acho que temos plano B, mas o plano principal é recuperar o Vegetti na questão de colocar a bola para dentro. A característica principal dele é fazer gol. E hoje ele está jogando em um time diferente das outras temporadas que cria muito. Acredito muito no potencial nele. Tirando essa questão que ele não conseguiu fazer gol nos últimos jogos, na quantidade que gostaríamos, ele contribui em todas as fases do jogo. Ele não é só um atacante que vai fazer o gol, ele contribui muito na parte tática, também - disse Fernando Diniz após o empate em Maceió.
- Ele tem minha confiança. Agora de plano B, poderia ter colocado outro jogador. Tinha o GB. Poderíamos jogar com falso 9, mas o Vegetti é um jogador que temos muita confiança nele. Ele precisa mais de confiança do que tirar ele do time - concluiu o treinador.
Vegetti é o artilheiro isolado do Vasco em 2025, com 20 gols em 37 partidas. O argentino terá a chance de espantar a má fase individual e também do time já no próximo sábado, quando a equipe enfrenta o Mirassol, pela 18ª rodada Campeonato Brasileiro. A bola rola às 18h30 (de Brasília), no Maião.