Clube

Maicon soma boas atuações com Ramón Díaz no comando

Maicon chegou ao Vasco no dia 28 de junho e, uma semana depois, já foi titular na derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro. A atuação sem destaque na estreia não animou os torcedores, e a troca de treinador o levou para o fim da fila no elenco. Tudo mudou há um mês, quando o jogador de 35 anos voltou a ser escalado e, mais que isso, parece ter se tornado uma espécie de coringa para Ramón Díaz.

Titular nos últimos três jogos, Maicon mostrou que o técnico pode confiar nele quando preciso, e agora vai brigar pela titularidade no Vasco. Na próxima quinta-feira, a tendência é que o zagueiro vá para o banco com a volta de Medel, que cumpriu suspensão na rodada passada. Mas há uma pequena chance de ele ser titular na vaga de Léo, que jogou no sacrifício contra o Fluminense.

O início

Maicon foi apresentado pelo Vasco no dia 6 de julho com o desejo de voltar a jogar com mais frequência: "Não vinha jogando como eu queria no Santos, por isso busquei novos ares", disse. De cara ganhou oportunidade como titular, ainda com o técnico interino William Batista. Assim como todo o time, não teve destaque na derrota para o Cruzeiro.

Ali, no entanto, já mostrou qualidade no jogo aéreo, ganhando todos os duelos pelo alto na partida. Mas, com a chegada da nova comissão técnica, não ganhou a sequência que sonhava e foi para o banco. Foi relacionado por Ramón Díaz em seus primeiros quatro jogos, mas não entrou em campo.

Treinos e liderança

A primeira impressão sobre Maicon fez a comissão técnica o colocar no fim da fila: Miranda, Zé Vitor e Capasso tiveram chances antes com o treinador.

Ao sair de cena, Maicon apareceu de outra forma no dia a dia do Vasco. A experiência o fez ajudar de outra forma, e a liderança do jogador chamou atenção do departamento de futebol. Em momento de crise no campo, o zagueiro se mostrou um cara bom de vestiário.

 

Após mais de 20 dias treinando sob o comando de Ramón Díaz, Maicon conseguiu mudar a primeira impressão da comissão técnica. Antes do jogo contra o Red Bull Bragantino, o zagueiro teve uma conversa individual com o auxiliar Emiliano Díaz, que considerou mandá-lo para o jogo. Na rodada seguinte, contra o Atlético-MG, ganhou a primeira chance nos minutos finais da partida no Maracanã.

Coringa

A partir daí Maicon ressurgiu (ou surgiu) no Vasco e virou primeira opção de Ramón Díaz no banco de reservas. Contra Palmeiras, Bahia e Fluminense - quando não pôde contar com Léo, Zé Gabriel e Medel, respectivamente -, o treinador escolheu o zagueiro para ser titular.

E Maicon correspondeu bem às chances. Ganhou duelos pelo chão e pelo alto e se mostrou boa opção para quando o treinador precisar. O último jogo, contra o Fluminense, foi um teste importante para o zagueiro. A defesa não sentiu falta de Medel, que vinha sendo um dos destaques do time. Entre os jogadores da defesa, Maicon foi quem recebeu a nota mais alta da torcida.

Maicon em Vasco 4 x 2 Fluminense:

90 minutos

80% de acerto nos passes

9 cortes

1 chute travado

3 interceptações

3 desarmes

4 duelos ganhos

Léo é dúvida

Nesta quinta, às 19h, contra o Coritiba, Medel volta a ficar à disposição de Ramón Díaz. O natural é que o chileno forme dupla com Léo, mas há chance de Maicon ser o titular. Isso porque Léo, substituído nos minutos finais contra o Fluminense, revelou que jogou o clássico no sacrifício por causa de uma torção no pé direito. Precisou tomar injeção para jogar e tratar em três períodos.

O zagueiro, no entanto, tem treinado e sido avaliado diariamente no Vasco e não deve ser problema para a partida da 24ª rodada. Se for preciso seguir o tratamento fora de campo, o coringa Maicon está à disposição e promete fazer sombra à dupla titular.
 

Fonte: ge
  • Quinta-feira, 21/09/2023 às 19h00
    Vasco Vasco 5
    Coritiba Coritiba 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 01/10/2023 às 16h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Sábado, 07/10/2023 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 18/10/2023 às 19h00
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/10/2023 às 16h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quarta-feira, 25/10/2023 às 19h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário