Foi-se o tempo em que ter jogador na seleção brasileira era motivo de orgulho. Botafogo, Vasco e Flamengo torceram o nariz para a convocação de Mano Menezes, que levará Jefferson, Dedé e Ronaldinho Gaúcho para os amistosos contra Costa Rica (dia 7, em San José) e México (11, em Torreón), causando o desfalque em duas rodadas do Brasileirão. Dos clubes do Rio, apenas o Fluminense não reclamou da convocação de Fred.
Bem que Mano Menezes tentou amenizar o sofrimento: convocou oito jogadores que atuam no Brasil, mas cada um de um clube diferente além dos quatro do Rio, Atlético-MG (Réver), São Paulo (Lucas), Oscar (Internacional) e Neymar (Santos). O problema é que nenhum atleta do Corinthians, forte candidato ao título, foi lembrado por Mano.
Acho que esse critério, ou não critério, foi surpreendente. Estamos entrando num momento decisivo do Campeonato Brasileiro. Alguns dos principais protagonistas contribuem com um jogador para a seleção, e a exceção fica por conta do Corinthians. Vou fazer uma crítica agora suave: acredito que houve uma enorme desatenção por parte do Mano Menezes criticou o vice de futebol do Vasco, José Hamilton Mandarino, inconformado por perder Dedé nos jogos contra o Internacional e o Atlético-PR.
O gerente de futebol do Flamengo, Isaías Tinoco, também questionou o desfalque de Ronaldinho Gaúcho nos jogos contra o Fluminense e o Palmeiras, no Brasileirão, e, também, contra o Universidad de Chile, pela Sul-Americana.
Não estou sugerindo que o Mano Menezes é desonesto, mas acho que ele poderia evitar essa polêmica. O Corinhtians está sendo beneficiado e o Flamengo perde a sua principal peça lamentou Isaías.
O que deixou o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, confuso foi a convocação de Neto, da Fiorentina, que, se for testado, eliminará a chance de Jefferson, e, consequentemente, a necessidade de sua convocação.
Questiono a decisão do Mano de levar três goleiros. Ele já está levando o Julio Cesar e, se quer testar aquele outro lá de fora (Neto), por que então chamou o Jefferson? Num momento importante, perco o meu goleiro em dois jogos decisivos (Bahia e Corinthians). Se é para ficar lá treinando, prefiro que treine aqui comigo reclamou.
Ao contrário dos demais cariocas, o presidente do Fluminense, Peter Siemsen, não entrou na polêmica, ainda que perca Fred nos jogos contra o Flamengo e o Coritiba:
Se o Corinthians não tivesse nenhum jogador convocado e o Mano levasse três do Fluminense, eu ficaria revoltado. Mas, como não é o caso, o Mano tem o meu apoio, embora eu admimita que essa convocação enfraquece o elenco do Fluminense disse Peter.
A apresentação dos jogadores à seleção brasileira será no dia 3 de outubro, após a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Mais lidas