Futebol

Mandarino justifica contratação de Carlos Alberto apenas por seis meses

A oficialização da contratação de Carlos Alberto é aguardada com ansiedade no Vasco. Até a última terça-feira, o gerente de futebol Carlos Alberto Lancetta aguardava a chegada do fax liberatório do Werder Bremen, único empecilho para o jogador se transferir para São Januário, segundo os dirigentes.

A chegada do meia seria a maior contratação da diretoria, que investiu em 12 reforços pouco conhecidos - com exceção ao meia Léo Lima. Nem mesmo o fato de o contrato de Carlos Alberto ser de apenas seis meses, o que significa que ele não irá jogar toda a Série B, tira o entusiasmo do novo vice-presidente de futebol, José Hamilton Mandarino.

\"Queremos mesclar juventude com experiência e o Carlos Alberto tem muita qualidade técnica e pode nos ajudar. Qualquer um gostaria de tê-lo na equipe\", justifica Mandarino, que conta com o meia na Copa do Brasil.

Investir em um jogador caro, já sabendo que este não será útil para o principal objetivo da temporada - voltar à elite do futebol nacional -, soa contraditório para um clube em crise. Mas, para a diretoria, a justificativa é simples: se o time não obtiver bons resultados no início da temporada, a pressão poderá ser fatal na Série B.

\"Precisamos decolar bem no início de temporada. Não podemos ter o Carioca como mero laboratório\", argumenta Mandarino.

O vice-presidente de futebol esvaziou a possibilidade de o jogador trocar o clube pelo Flamengo, conforme especulações vindas da Gávea. Há quem garanta que Carlos Alberto sonha há muito tempo em vestir a camisa rubro-negra e por isso não teria se apresentado ainda.

Para evitar uma reviravolta na negociação, o empresário do jogador, Carlos Leite, estaria convencendo o meia a aceitar o desafio de brilhar no Vasco. \"Não acredito nisso. Se existisse um interesse, ele já teria sido mostrado. Até mesmo porque o Flamengo vem fazendo contratações modestas\", pondera Mandarino.

Vandinho muito perto

Enquanto Carlos Alberto e o goleiro Cássio não assinam contrato, a diretoria busca mais reforços. Um deles é o atacante rubro-negro Vandinho, que pode ser anunciado ainda nesta quarta-feira.

\"Conversamos com a diretoria do Flamengo e ele pode se cedido\", garante Mandarino, que confirmou que o atacante Marcelo Maciel, do Remo, foi oferecido. Outro jogador que está na mira é o atacante França que também interessa ao Atlético-MG.

Em relação à renovação do contrato do goleiro Rafael, os desencontros continuam. Na última terça, o jogador disse que o seu empresário Helinho se reuniria com o gerente de futebol Carlos Alberto Lancetta, o que não aconteceu. Com isso, é bem provável que o clube contrate outro goleiro, contando já com a saída do jogador, que só tem contrato até o dia 22 de maio.

Já os paraguaios Pedro Vera e Benítez se apresentaram na última terça em São Januário e deram várias voltas no gramado sob o comando do preparador físico Celso Resende. O único jogador que faltou aos treinos foi o lateral-esquerdo Ulisses, que não justificou a sua ausência e deve ser punido, já que está em fase de experiência.

Fonte: Terra