Futebol

Mano Menezes tenta superar críticas da relação com Carlos Leite

Mano Menezes está em uma situação privilegiada. Pode chamar o jogador brasileiro que quiser para formar a sua seleção. Porém, no Corinthians, esse livre-arbítrio na escolha de reforços gerou contestações. O treinador é empresariado por Carlos Leite, que possuiu jogadores em diversos clubes nacionais.

Essa relação causou severas críticas, sendo a principal delas a de que Mano usava o Corinthians como vitrine para valorizar jogadores gerenciados por seu empresário. Vários atletas utilizados no clube e de qualidade contestável eram ligados a Carlos Leite, entre eles Wellington Saci, Eduardo Ramos, Dênis e Souza.

Polido, Mano jamais escondeu sua proximidade com Leite, mas rebatia as acusações desferidas contra ele quando citado sobre a união com o agente de futebol.

“É engraçado que ninguém faz esses comentários quando o time ganha”, ironizava o ex-treinador do Corinthians.

Derrotado na final da Copa do Brasil de 2008, em decisão contra o Sport, Mano sofreu enorme pressão no Corinthians, ficando ameaçado no cargo.

Com ingerência no Corinthians e no Vasco, Leite teria cedido R$ 600 mil ao time do Parque São Jorge para as contratações de Saci e Ramos.

Supostos favorecimentos de técnicos da seleção a empresários são temas corriqueiros no futebol. Jogadores com passagens pela seleção, entre eles Leomar e Afonso, são regularmente inseridos em boatos de que teriam chegado à seleção por interesses escusos. Inexistem provas na maioria dos casos. Sobram especulações.

Agora na seleção, Mano apresentará nesta segunda-feira, às 16 horas, no Rio de Janeiro, sua primeira lista de convocados. Somente atletas que atuam no país serão convocados.

O primeiro teste do ex-treinador do Corinthians acontece no dia 10 de agosto, no amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jersey.

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 14/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 2
    Volta Redonda Volta Redonda 1
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (40,00%)
Empates 3 (30,00%)
Derrotas 3 (30,00%)
Total 10
Gols
Marcados 13 (61,90%)
Sofrido 8 (38,10%)
Total 21
Saldo 5
Cartões
Amarelos 13 (86,67%)
Vermelhos 2 (13,33%)
Total 15