Futebol

Mapa de calor e estatísticas mostram importância tática de Figueiredo e Pec

Com apenas um gol e sem nenhuma assistência, Gabriel Pec não tem bons números para um atacante na Série B. As estatísticas, no entanto, contrastam com seu momento no Vasco. Desde que subiu para o profissional, o camisa 11 vem tendo sua maior sequência no time principal e, embora haja críticas em algumas partidas, no geral sua titularidade não é questionada pelos vascaínos. Muito em função de sua importância tática, uma vez que o papel de Pec tem ido além da função ofensiva. E ele consegue corresponder, assim como Figueiredo, seu companheiro no ataque.

A solidez do sistema defensivo do Vasco começa com a pressão dos homens de frente sobre o adversário, modelo de jogo implantado por Zé Ricardo, muito bem absorvido pelo grupo e que também agrada ao novo comandante Maurício Souza. O sucesso da estratégia passa pela dedicação especialmente de Figueiredo e Gabriel Pec, que muitas vezes abdicam de jogar no ataque para fazer a recomposição defensiva e fortalecer a marcação.

Figueiredo vive um momento técnico melhor e tem números melhores, com dois gols (em cobranças de falta) e duas assistências na Série B. Ele exerce, no entanto, papel parecido com o de Pec. Os mapas de calor dos pontas na temporada apontam que ambos pisam mais no campo de defesa do que na área, apesar de passarem a maior parte do tempo no setor ofensivo.

- Acho que essa mudança no mapa de calor e na impressão do jogo do Pec está relacionada a uma mudança que começa com o Zé e pode ser mantida pelo Mauricio, de tornar o Vasco um time um pouco menos propositivo e usar a velocidade e contra-ataque ao favor da equipe. Aquele Vasco que propõe, joga no campo do adversário, muitas vezes não é efetivo. Já o Vasco que marca bem e contra-ataca venceu o líder Cruzeiro e se firmou como candidato ao acesso - avaliou Leonardo Miranda, do blog Painel Tático, do ge.

Ao mesmo tempo que os dois são os líderes de finalizações da equipe na Série B - Pec com 24 e Figueiredo com 19 -, eles também estão entre os jogadores que mais desarmam pelo time na competição: Yuri Lara (37), Gabriel Dias (25), Figueiredo (21), Pec (20) e Edimar/Andrey Santos (18). São os dois únicos atletas de frente no top-5.

Mapa de calor de Gabriel Pec na temporada 2022 — Foto: SofaScore

Mapa de calor de Figueiredo na temporada 2022 — Foto: SofaScore

Se existem críticas há também quem reconheça o papel fundamental dos dois jogadores para os resultados positivos do Vasco na temporada. Com poucas opções para o lado do ataque, o time encontrou na velocidade de Pec e Figueiredo a resposta perfeita para a estratégia da comissão técnica, de uma equipe fechada na defesa e que faz o feijão com arroz no ataque. Tanto é que o Vasco só venceu por dois gols de diferença uma vez nesta Série B - 2 a 0 contra o Brusque, pela nona rodada.

- Com a preparação física hoje, um ponta não se cansa mais se voltar para a defesa. Ele pode apenas ter a velocidade explorada em outras situações. Pec e Figueiredo podem ter pisado menos no campo de ataque, mas, nas vezes que pisaram, pisaram com o adversário desorganizado, diferente de uma situação em que ficam o tempo todo lá no ataque, recebem a bola e precisam tocar para trás. A questão é mais ampla. E vale lembrar: todo jogador, até o centroavante, tem obrigações defensivas. Só de ocupar um espaço, o camisa 9 já marca. Não precisa desarmar. Pec e Figueiredo estão ocupando espaços mais atrás, mas sem prejudicar o time - acrescentou Leonardo Miranda.

O condicionamento físico é um dos pontos de evolução de Gabriel Pec, que atuou durante todos os 90 minutos em sete dos 13 jogos que fez na Série B, sendo que começou no banco de reservas uma vez e foi substituído já nos acréscimos em duas oportunidades. O atacante jogou 1.016 minutos na competição, enquanto Figueiredo ficou em campo durante 858 minutos.

- Realmente evolui na questão física. Termino os 90 minutos e, se precisar, posso jogar mais 45 minutos ou até 90 minutos. A capacidade física está muito boa, com o trabalho que vem sendo feito aqui, com academia, preparação física, nutrição. Estou evoluindo muito nisso - disse Pec em entrevista recente no CT Moacyr Barbosa.

Com a proposta de manter a pegada defensiva e melhorar o repertório ofensivo, o técnico Maurício Souza terá, nesta semana, mais quatro sessões de treinos no Vasco para o jogo contra o Operário-PR, às 19h da próxima sexta-feira, em São Januário, pela 14ª rodada da Série B.

Fonte: Globo Esporte
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri