Faz mais de três anos desde que Fernando Diniz comemorou uma vitória sobre o Botafogo pela última vez. Na noite de quarta-feira, o Vasco foi derrotado pelo alvinegro no Nilton Santos e o treinador aumentou para 10 a sequência de partidas sem triunfos contra o rival — que começou quando ele ainda estava no Fluminense, em 2022.
Foi em junho de 2022 a última vitória de Diniz sobre o Botafogo: no primeiro turno do Brasileirão, o Fluminense superou o rival por 1 a 0, fora de casa. Mas no returno, as equipes se reencontraram e empataram, e o jogo deu início a uma longa sequência mal-sucedida do treinador. No total, foram 10 jogos — seis pelo tricolor e quatro pelo Vasco —, com três empates e sete derrotas para a equipe de Diniz. O aproveitamento é de apenas 10% nos confrontos.
Vale lembrar, no entanto, que Diniz já conseguiu impor ao Botafogo um revés. Nas quartas de final da Copa do Brasil, em setembro, Vasco e Botafogo empataram em 1 a 1 nas duas partidas, e a decisão foi para os pênaltis. Léo Jardim brilhou e defendeu uma cobrança de Alex Telles, e o cruz-maltino avançou à semifinal.
Mais lidas