Futebol

Marcelo Mattos afirma: "Para mim, vamos brigar por títulos"

Marcelo Mattos e Julio dos Santos tiveram que correr dobrado para alcançarem o status que têm no Vasco hoje. Para a dupla, o fim do ano passado não foi fácil, mas novas oportunidades bateram à porta, e a resposta de ambos foi melhor do que a encomenda. O primeiro precisou de dois meses de clube para se tornar titular. O segundo virou volante e se transformou no maior ladrão de bolas do Estadual.

Aos 32 anos, Mattos iniciou 2016 desempregado. Em casa, acusou o golpe do ostracismo, depois de várias temporadas em clubes de tradição como Corinthians, Panathinaikos, da Grécia, e Botafogo. Foi o apoio do filho Marcelo Antônio, de 8 anos, que o ajudou a manter as esperanças, até que veio o convite do Vasco.

Em São Januário, após segundo semestre de 2015 ruim, Marcelo Mattos se apresentou fora de forma. O percentual de gordura era de 17% e o colocava no fim da fila por uma vaga no time. Mas em pouco tempo ficou fininho, com 4kg a menos do que ostentava na temporada passada. Após a estreia, no clássico contra o Flamengo, não saiu mais da equipe titular.

— Fico feliz de participar dessa harmonia que o Vasco tem. Para mim, vamos brigar por títulos: Copa do Brasil e Série B, nem se fala — ressaltou Mattos: — Não sei qual é o limite para a invencibilidade que temos (atualmente a equipe está há 12 partidas sem perder). Com os jogadores que temos, podemos chegar a 20, 30 jogos.

Assim como Marcelo, Julio dos Santos vem silenciando os mais incrédulos, que pediram sua saída do Vasco depois do rebaixamento em 2015. Mantido no elenco e perseguido pela torcida, foi escalado como titular por Jorginho com uma condição: a de marcar, jogar até mesmo de primeiro volante.

O paraguaio não se fez de rogado. Aceitou o desafio e, com 20 desarmes certos, vem provando que sua pouca velocidade não o impede de ser eficiente. Ele é o líder do fundamento, de acordo com o site Footstats, à frente de Diogo, do Botafogo, com 18, e de Jorge, do Flamengo, com 17.

— O Julio tem se sacrificado na marcação em vários momentos da partida — enfatizou Marcelo Mattos.

Fonte: Extra
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 16/07/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A Barradão
  • Quarta-feira, 22/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana Atanasio Girardot
  • Sábado, 25/07/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 29/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 14 (40,00%)
Empates 9 (25,71%)
Derrotas 12 (34,29%)
Total 35
Gols
Marcados 49 (53,85%)
Sofrido 42 (46,15%)
Total 91
Saldo 7
Cartões
Amarelos 70 (89,74%)
Vermelhos 8 (10,26%)
Total 78