Futebol

Matemática ao acesso: Como estão os concorrentes do Vasco?

Com a vitória sobre o Vasco por 3 a 0, na última quarta-feira, no Mineirão, o Cruzeiro garantiu matematicamente o acesso à elite do futebol brasileiro. As três vagas remanescentes ainda estão em aberto, mas Bahia e Grêmio já estão bem encaminhados para seguirem os passos do time azul de Minas.

Ao vencer o Sport por 3 a 0, na última terça-feira, na Arena do Grêmio, o tricolor gaúcho chegou aos 53 pontos, assumiu, de maneira provisória, a vice-liderança da competição e alcançou a marca de 95,1% de chances de subir para a primeira divisão, segundo dados da Bola de Cristal do Brasileirão do GLOBO e Extra.

Por outro lado, o Bahia ainda não entrou em campo nesta rodada, mas segue com a probabilidade de 95,8% para chegar à Série A do Brasileirão. O time comandado pelo técnico Enderson Moreira enfrenta o Operário, no sábado, na Arena Fonte Nova, e, segundo a ferramenta, possui 53,72% de chances de sair vitorioso do confronto. O que aumentaria mais a possibilidade de acesso.

A última vaga do G4 ainda está em disputa. Vasco e Londrina brigam ponto a ponto para retornar à elite. O clube carioca está no seu segundo ano consecutivo na Série B, enquanto o Tubarão não joga a primeira divisão nacional desde 1982.

As chances de acesso do Vasco são de 53,9%, após o revés para o Cruzeiro. O Londrina, que os números apontam com 30,3% de probabilidade para subir, entra em campo nesta rodada, amanhã, contra a Ponte Preta, no Estádio do Café. Com uma vitória sobre a Macaca, o time paranaense empata em número de pontos com a equipe comandada por Jorginho.

De acordo com os cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o time que alcançar 61 pontos fica com menos de 1% de chance de não subir. Para chegar neste número, o Grêmio precisa somar oito pontos dos 21 ainda em disputa, o Bahia, de 10, o Vasco, de 13, e o Londrina, de 16. Os baianos e os paranaenses possuem uma partida a menos e ainda tem 24 pontos em jogo.

Fonte: O Globo
  • Quarta-feira, 21/09/2022 às 21h00
    Vasco Vasco 0
    Cruzeiro Cruzeiro 3
    Campeonato Brasileiro - Série B Mineirão
  • Quinta-feira, 29/09/2022 às 21h30
    Vasco Vasco
    Londrina Londrina
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Terça-feira, 04/10/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio Germano Krüger
  • Sábado, 08/10/2022 às 18h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Novorizontino Grêmio Novorizontino
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Domingo, 16/10/2022 às 16h00
    Vasco Vasco
    Sport Sport
    Campeonato Brasileiro - Série B Ilha do Retiro
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Sampaio Corrêa Sampaio Corrêa
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir