Futebol

Matemático comenta chances de queda dos cariocas no Brasileiro

A três rodadas do fim do Brasileiro, o cenário para as equipes cariocas não é nada animador. Segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, as chances de o campeonato acabar sem nenhum time do Rio de Janeiro rebaixado são de apenas 7%. Em contrapartida, a possibilidade de pelo menos um cair chega a 93%.

Ainda de acordo com o matemático, Vasco, Fluminense e Flamengo têm, nessa ordem, 88%, 22% e 1% de riscos de queda.

Tais números deixam evidente que o maior ameaçado é o clube de São Januário. Após o empate em 0 a 0 com o Corinthians, neste domingo, o Cruzmaltino chegou aos 38 pontos contra 42 do Bahia, que é o primeiro fora da zona da degola. Ou seja, mesmo vencendo o Cruzeiro, na próxima rodada, o time de Adílson Batista não sairá da atual situação.

Para se livrar sem depender de outros resultados ou de critérios de desempate, o Vasco teria que chegar a 46 ou 47 pontos, portanto, teria que triunfar nos três compromissos restantes. Sendo assim, uma vitória sobre a Raposa, campeã com antecedência, se torna vital.

- Acredito que o Cruzeiro esteja de ressaca pelo título. Jogador de futebol cansa, eles estão nesse movimento do Bom Senso. Então não estão com tanta motivação. Por isso é que o Vasco tem que decidir a vida nesse jogo. Se não vencer, o Vasco fica igual à Ponte Preta: não vai estar rebaixado, mas vai acabar caindo - disse.


 

Fonte: Extra
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 16/07/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A Barradão
  • Quarta-feira, 22/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana Atanasio Girardot
  • Sábado, 25/07/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 29/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 14 (40,00%)
Empates 9 (25,71%)
Derrotas 12 (34,29%)
Total 35
Gols
Marcados 49 (53,85%)
Sofrido 42 (46,15%)
Total 91
Saldo 7
Cartões
Amarelos 70 (89,74%)
Vermelhos 8 (10,26%)
Total 78