Futebol

Matemático comenta chances de queda dos cariocas no Brasileiro

A três rodadas do fim do Brasileiro, o cenário para as equipes cariocas não é nada animador. Segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, as chances de o campeonato acabar sem nenhum time do Rio de Janeiro rebaixado são de apenas 7%. Em contrapartida, a possibilidade de pelo menos um cair chega a 93%.

Ainda de acordo com o matemático, Vasco, Fluminense e Flamengo têm, nessa ordem, 88%, 22% e 1% de riscos de queda.

Tais números deixam evidente que o maior ameaçado é o clube de São Januário. Após o empate em 0 a 0 com o Corinthians, neste domingo, o Cruzmaltino chegou aos 38 pontos contra 42 do Bahia, que é o primeiro fora da zona da degola. Ou seja, mesmo vencendo o Cruzeiro, na próxima rodada, o time de Adílson Batista não sairá da atual situação.

Para se livrar sem depender de outros resultados ou de critérios de desempate, o Vasco teria que chegar a 46 ou 47 pontos, portanto, teria que triunfar nos três compromissos restantes. Sendo assim, uma vitória sobre a Raposa, campeã com antecedência, se torna vital.

- Acredito que o Cruzeiro esteja de ressaca pelo título. Jogador de futebol cansa, eles estão nesse movimento do Bom Senso. Então não estão com tanta motivação. Por isso é que o Vasco tem que decidir a vida nesse jogo. Se não vencer, o Vasco fica igual à Ponte Preta: não vai estar rebaixado, mas vai acabar caindo - disse.


 

Fonte: Extra
  • Terça-feira, 08/09/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Independiente Santa Fé Independiente Santa Fé 0
    Copa Sul-Americana El Campín
  • Sábado, 12/09/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
  • Terça-feira, 15/09/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Santa Fé Independiente Santa Fé
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 19/09/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Coritiba Coritiba
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 07/10/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
Artilheiro
Spinelli 8
Jogos
Vitórias 20 (39,22%)
Empates 15 (29,41%)
Derrotas 16 (31,37%)
Total 51
Gols
Marcados 67 (54,03%)
Sofrido 57 (45,97%)
Total 124
Saldo 10
Cartões
Amarelos 104 (92,04%)
Vermelhos 9 (7,96%)
Total 113