Qual será o maior legado do ano de 2009 para o Vasco? Entre a profissionalização do departamento de futebol, o acerto de um patrocínio forte, o retorno à Primeira Divisão e a conquista do título da Série B, um fator se sobressai. A reaproximação da torcida fez a diferença e é comprovado pelos números. A média de público do Vasco este ano 25.222 pagantes é a maior desde 2004 e quase o dobro da do ano passado (confira gráfico abaixo). Com ELA MERECE! mais um jogo em casa, sábado, contra a Portuguesa, a expectativa é de que este número cresça ainda mais.
Outra reaproximação, a do Vasco com o Maracanã, foi fundamental para que o time conseguisse novamente mobilizar a torcida para os jogos. São Januário havia se tornado palco de praticamente todos os compromissos desde 1998, quando o primeiro jogo da final da Libertadores foi disputado no estádio. Hoje, a prioridade não é mais o fator caldeirão.
Quanto maior for a massa, melhor.
Demonstramos que a escolha de irmos para o Maracanã foi acertada.
Estabelecemos esse contato com o torcedor e demos a ele o direito de demonstrar o seu amor num espaço em que poderia fazer isso à vontade. O Vasco não se escondeu num discurso, veio dar a cara a bater no maior estádio do mundo, de frente para as câmeras e para a torcida, que era cada vez mais convidada a vir explicou o vice de marketing, Fábio Fernandes, um dos idealizadores da mudança de campo da partida contra o Corinthians, ainda pela semifinal da Copa do Brasil.
Com a missão cumprida na temporada, é grande a possibilidade de a torcida vascaína perder o recorde de público pagante nas quatro divisões no próximo domingo. Na ocasião, o Flamengo enfrentará o Goiás no Maracanã e a venda antecipada dos 74.334 ingressos se esgotou. Nada que seja capaz de diminuir o maior feito do Gigante da Colina este ano.
A torcida nos carregou nos braços desde o início. Ela está diretamente ligada ao que conquistamos.
Isso jamais poderá ser esquecido disse o técnico Dorival Júnior.
Confira bate-Bola com Roberto Dinamite, presidente do Vasco
Como você explica esta grande participação da torcida?
Conseguimos trabalhar a equipe tecnicamente, tanto no campo quanto na parte administrativa. O sucesso disso foi trazer de volta a relação com o torcedor do Vasco, que estava distante. Isso fez com que tivéssemos a melhor média de público no Maracanã e por onde passamos. Fico muito feliz porque deu certo.
Chegou a surpreender?
Eu nunca havia visto a torcida do Vasco integrada desta maneira. É algo que me marca, realmente, considero que seja o nosso maior feito à frente do clube.
O que fazer em 2010 para que essa relação continue assim? Precisamos projetar coisas novas, mas também manter as positivas e as que deram certo. Onde erramos, temos de melhorar, e onde acertamos, temos de fazer o possível para manter, como essa comissão técnica. O nosso treinador é importante no processo. Vamos fazer o possível para que possamos renovar.
Da queda ao título, muita coisa mudou?
No primeiro momento, a sensação foi de tristeza e decepção, mas acho que a torcida hoje está realizada. Fizemos um trabalho certo e tivemos uma experiência importante, o desafio foi grande e em 2010 vamos melhorar.
O sentimento não parou: os feitos da torcida vascaína na temporada-2009
Maior público da história da Série B Por duas vezes, o Vasco registrou o recorde da História da Série B, superando a marca do Atlético Mineiro de 2006.
Maior público desde 1999 Desde o clássico entre Vasco e Fluminense, pelo Campeonato Carioca daquele ano, que a torcida vascaína não marcava presença em jogo de tamanho público no estádio. Na época, mais 110 mil pessoas lotaram o Maracanã.
Maior público de todas as divisões este ano.
Contra o Juventude, 78.609 pagantes registraram o recorde de público das quatro divisões do Campeonato Brasileiro este ano. O Flamengo tenta reaver a marca domingo, contra o Goiás.
Melhor média da Série B O Vasco irá registrar a melhor média de público da Série B deste ano e também será superior a do Corinthians em 2008.
O desafio agora é manter o ritmo para a temporada que vem, lembrando que o Maracanã deverá estar fechado para obras no Brasileiro de 2010.
Vasco teria terceira melhor média na Primeira Divisão
A atuação da torcida vascaína na atual temporada se torna ainda mais digna de elogios quando é comparada a dos times que hoje disputam a Primeira Divisão. Caso estivesse na elite do futebol nacional, o Vasco seria dono da terceira melhor média de público do campeonato, atrás apenas de Atlético Mineiro e Flamengo.
Considerando os números até a 34 arodada da Série A, o Galo tem a excelente média de 40.521 pagantes no Mineirão. Já o Rubro-Negro tem média de 35.494 pagantes nas partidas no Maracanã. Caso o Vasco disputasse todos os jogos no Maior do Mundo, as chances de a média de 25.222 ser maior cresceriam.
Acho que essa talvez tenha sido a maior conquista da equipe esse ano. Resgatamos parte daquela confiança que a torcida sempre teve nos grandes times que o Vasco conseguiu montar. O clube tem um histórico vitorioso e o reconhecimento em todos os cantos do país disse o técnico Dorival Júnior.
O mais curioso é que os números da torcida vascaína alcançados este ano deverão permanecer imbatíveis por um bom tempo. Isso porque o Maracanã estará interditado para obras em função da Copa do Mundo de 2014. O estádio deverá ser novamente aberto para receber partidas apenas em 2013.
Umpossível alento pode ser o aumento da capacidade de público em São Januário. Desde que a Colina passou a ser capaz de receber cerca de 24 mil torcedores, ainda não recebeu partida de grande apelo. A disputa do Campeonato Carioca servirá de teste.
Mais lidas