Nem Léo Jardim foi capaz de salvar o Vasco. O goleiro até tentou, mas não foi o suficiente para evitar o vexame diante do Independiente del Valle, do Equador, nesta terça-feira (15), pelo jogo de ida dos playoffs da Sul-Americana. Com um a menos na altitude, o Cruz-Maltino foi goleado por 4 a 0 e se complicou na competição.
O Vasco começou bem na altitude de 2,850 metros de Quito, a capital equatoriana. Porém, a expulsão do lateral-esquerdo Lucas Piton aos 12 minutos do primeiro tempo mudou o panorama da partida. Com um a mais, o Independiente del Valle empilhou chances e terminou o jogo com 33 finalizações, sendo 13 no gol. Léo Jardim defendeu nove, incluindo um pênalti.
Foi o maior número de defesas de Léo Jardim em uma partida na temporada. O desempenho diante do Independiente del Valle superou a marca no clássico contra o Flamengo, em 19 de abril, quando fez sete defesas e foi peça fundamental para o empate sem gols, pelo Carioca. Dessa vez, no entanto, a defesa sucumbiu diante da altitude.
Nos últimos dois jogos, Léo Jardim somou 13 defesas. No clássico diante do Botafogo, o Vasco sofreu 21 finalizações, sendo seis na direção do gol — e o goleiro conseguiu defender quatro delas. Na soma das últimas duas partidas, a defesa vascaína foi bombardeada com 54 finalizações e foi presa fácil dos adversários.
Após duas derrotas seguidas, o Vasco precisa virar a chave e tentar se reerguer. O Cruz-Maltino volta a campo no próximo sábado (19), às 17h30 (de Brasília), em São Januário, pela 14ª rodada do Brasileirão. Já a partida de volta contra o Independiente del Valle, do Equador, nos playoffs da Sul-Americana, será no dia 22, às 21h30, também no Caldeirão.