Futebol

Mesmo com resultados negativos, Vasco melhorou números em campo

O discurso dos jogadores do Vasco para analisar o período sem vitórias cita frequentemente um mesmo tema: detalhes impedem o time de conseguir melhores resultados. Os atletas têm certa razão. Analisando as estatísticas do Cruz-Maltino nos cinco tropeços em sequência na Série B com a série anterior, em que a equipe de Jorginho liderou com folga o torneio, a conclusão é curiosa: o Gigante da Colina melhorou todos os índices, exceto as finalizações.

Nas últimas cinco partidas, que compreendem empates com Ceará, Sampaio Corrêa e Tupi, além de derrotas para Vila Nova e Bahia, o Vasco teve mais posse de bola, trocou mais passes, acertou mais cruzamentos e desarmou mais, em média, do que nos outros 18 jogos da Série B. A diferença está nas finalizações: houve queda na eficiência, com 4,6 acertos por jogo contra 5,7 dos tempos áureos.

- A gente está buscando as vitórias. Acho que estamos jogando bem, mas pecando em detalhes, principalmente na bola parada. Precisamos de um pouco mais de atenção. A equipe está se entregando, lutando. Esses detalhes estão fazendo a diferença para que a gente não consiga vencer. Temos que levantar a cabeça para manter a liderança – disse Yago Pikachu, após o empate com o Tupi.

O dilema do ataque

O aumento da posse de bola, com mais passes trocados, aliado à redução de acerto nas finalizações indica que um dos problemas do Vasco tem sido ofensivo. Apesar de ter o controle territorial do jogo, o time não consegue traduzir isso em oportunidades de gol. 

Conta muito, neste caso, o fato de Nenê, artilheiro e principal referência técnica do Cruz-Maltino, ter desfalcado a equipe em dois dos últimos cinco jogos. Outro indício é o revezamento no ataque: Thalles, Leandrão, Eder Luis, Ederson e Jorge Henrique têm se alternado no setor ofensivo, sem grande desempenho – nenhum deles balançou as redes durante o jejum vascaíno na Série B.

Os números do Vasco nos últimos cinco jogos (3 empates e 2 derrotas):

Posse de bola: 59,8%
Finalizações: 4,6 / 13,4 = 34,3%
Passes: 409 / 451,2 = 90,6%
Cruzamentos: 6,4 / 26,4 = 24,2%
Desarmes: 15,8
Faltas: 12,2
Cartões amarelos: 2,6
Fonte: FootStats

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 20/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Olimpia Olimpia 3
    Copa Sul-Americana Defensores del Chaco
  • Domingo, 24/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 27/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 13 (40,63%)
Empates 9 (28,13%)
Derrotas 10 (31,25%)
Total 32
Gols
Marcados 46 (54,76%)
Sofrido 38 (45,24%)
Total 84
Saldo 8
Cartões
Amarelos 66 (89,19%)
Vermelhos 8 (10,81%)
Total 74