Futebol

Miranda encaminha renovação com o Vasco e aguarda julgamento da Conmebol

Zagueiro afastado por doping aguarda julgamento para ser liberado pela Conmebol.

A suspensão de Miranda completou quatro meses no último domingo. Em 16 de setembro de 2021, o zagueiro do Vasco foi afastado pelo Comitê Disciplinar da Conmebol por ter sido flagrado em exame antidoping. Enquanto aguarda a data da audiência, o jogador treina por conta própria e tem renovação com o clube bem encaminhada.

Refém da Conmebol

O zagueiro teve direito a uma defesa preliminar em que foi ouvido sobre o exame antidoping realizado pela Conmebol. A substância encontrada foi a canrenona, um diurético proibido pelos regulamentos antidopagem. Ele nega que tenha ingerido intencionalmente qualquer substância ilegal.

Agora será marcada uma audiência em que o atleta novamente poderá exercer sua defesa, com produção de provas, apresentação de testemunhas e afins para que a decisão seja proferida. Depois disso, a Conmebol ainda poderá entrar com recurso.

Sem qualquer previsão para o julgamento, o jogador está refém da Conmebol para que possa voltar aos gramados. O ge procurou a entidade, que, por meio da assessoria, informou que ainda não tem data para a nova audiência.

O exame que flagrou a substância proibida foi realizado em 3 de dezembro de 2020, quando o Vasco enfrentou o Defensa y Justicia, em São Januário, pelo jogo de volta das oitavas de final da Sul-Americana. O caso foi divulgado em 6 de setembro de 2021.

Futuro no Vasco

Miranda está proibido de jogar, treinar, ir às dependências do clube e dar entrevista como jogador do Vasco. Mas ele segue uma rotina de treinos, que inclui atividades intensivas com um personal três vezes na semana, além de exercícios na academia nos outros dias. O zagueiro vive a expectativa de iniciar as atividades no campo em breve.

O vínculo com o Vasco foi interrompido, mas o clube fez uma proposta de renovação ao zagueiro. Segundo o gerente de futebol Carlos Brazil, foi oferecido um valor salarial mais baixo e com previsão de reajuste e prorrogação contratual após o término da suspensão.

- Consideramos o Miranda um ativo de valor do clube - disse Brazil ao ge.

O defensor de 21 anos chegou a São Januário em 2006 para fazer parte do futsal vascaíno. Destacou-se na base pela qualidade técnica sobretudo na saída de bola e como capitão da badalada geração 2000, cujo principal expoente é o atacante Paulinho, do Bayer Leverkusen e campeão olímpico pela Seleção.

Miranda estreou no elenco profissional aos 18 anos, na derrota por 3 a 1 para o Internacional, em 13 de junho de 2018. A temporada 2020 foi a em que mais atuou, com 27 partidas. Em 2021, participou de 23 jogos até ser suspenso pela Conmebol.

Fonte: Globo Esporte
  • Quinta-feira, 26/05/2022 às 19h00
    Vasco Vasco 2
    Brusque Brusque 0
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quinta-feira, 02/06/2022 às 20h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Terça-feira, 07/06/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Náutico Náutico
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio dos Aflitos
  • Domingo, 12/06/2022 às 16h00
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Sábado, 18/06/2022 às 16h00
    Vasco Vasco
    Londrina Londrina
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio do Café
  • Sexta-feira, 24/06/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quarta-feira, 29/06/2022 às 21h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Novorizontino Grêmio Novorizontino
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio Jorge de Biasi