Torcida

MKT Esportivo destaca manifesto das torcidas do Vasco

Depois do sucesso da campanha pelo orgulho LGBTQIAP+ na camisa de jogo do Vasco da Gama no ano passado e do manifesto lançado pelo clube, este ano é a torcida do Vasco que assume o protagonismo e vai levantar a bandeira da diversidade e liderar a luta contra a homofobia e a transfobia no futebol e na sociedade.

Seis super bandeiras do Vasco com o arco íris serão levantadas na noite desta sexta-feira (24) nas arquibancadas de São Januário, para mostrar ao Brasil e ao mundo que no nosso clube e na nossa torcida não há lugar para qualquer tipo de preconceito.

A luta pelo respeito, igualdade e inclusão está no DNA do Vasco desde a sua fundação. Esse foi o dia escolhido pelo clube para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, que se comemora no próximo dia 28 de junho.

Por isso as torcidas organizadas do Vasco se uniram para assinar o Código de Ética e Conduta preparado pelos Departamentos Jurídico e de Integridade do clube, com todos os valores e princípios do CRVG, se comprometendo a adotar práticas de transparência, o fomentar a luta contra a violência, assédio e discriminação nos estádios através de gritos e cantos preconceituosos. Além disso, uma faixa vai ser estendida na marquise da arquibancada com os dizeres “Respeito, Igualdade e Diversidade”, símbolo da campanha das torcidas.

“O Vasco sempre foi pioneiro na luta contra a desigualdade e o preconceito. Abrimos o futebol para pretos, pobres e operários no início do século passado e hoje nos engajamos nas causas do século XXI, como o combate à homofobia e transfobia. Mais uma vez o estádio de São Januário será palco de um momento histórico de transformação do futebol, honrando os ideais que motivaram a sua construção”, declarou o presidente Jorge Salgado.

“O Vasco vai liderar o futebol brasileiro em toda e qualquer luta para uma sociedade melhor. Faz parte da nossa criação, com a razão do Vasco existir desde a sua fundação”, acrescentou Vitor Roma, que assumiu a vice-presidência de marketing e novos negócios do Vasco em janeiro de 2021.

Essa campanha de resgate histórico, que vem desde a fundação por meio da luta do Vasco para a inclusão de negros e operários no futebol, nasceu com ideias de Vitor Roma desde que ele assumiu a posição no clube.

“Fomos o primeiro time do futebol brasileiro a jogar uma partida oficial com uma camisa em alusão a causa LGBTQIAP+”, recorda.

Para esse ano, mais uma vez o Vasco da Gama inova e consegue fazer com que as torcidas organizadas criem um manifesto de mudança de comportamento nos estádios em relação à causa.

“Foi mais uma ideia que começou a nossa gestão, mostrando que estamos sempre um passo à frente. A questão do respeito, a inclusão, é o mote desta campanha, mas ela vem de um negócio mais englobado, que é o Vasco lutando pelas causas corretas”, diz o executivo.

Manifesto das Torcidas do Vasco da Gama

Rio de Janeiro, 24 de junho de 2022.

O Vasco da Gama é clube com alma. As paredes de São Januário não seriam nada se não houvesse um espírito pulsante que as permeia. É esta alma que permite ao Vasco não parar na história e seguir adiante, com as pautas necessárias para cada momento. E é justamente essa alma irrequieta, contestadora e generosa que apaixonou seus milhões de torcedores de norte a sul desse Brasil.

O Vasco da Gama teve coragem para enfrentar o racismo e o elitismo que marcavam o futebol no início do século passado. Mas, além da coragem, move o Vasco a certeza de que a tarefa nunca está completa. Sempre há mais a se fazer, mais a avançar, mais a se combater. A alma do Vasco é combativa por natureza.

Neste início de século XXI, o Vasco da Gama reconhece que outras pautas se somam à do racismo. A luta contra a homofobia e a transfobia, ainda tão incipiente em nossa sociedade, é uma das causas que se mantiveram invisíveis por tempo demais e que o Vasco da Gama orgulhosamente abraça desde o lançamento do manifesto contra a homofobia e a transfobia, em 2021. O chamado feito pelo Vasco àquela altura foi por um engajamento maior dos vascaínos e da sociedade em geral em torno de um tema que não pode ser evitado, como foi por tanto tempo.

E, para tal, o Vasco se mobiliza como instituição – o Vasco como um todo. De nada adianta que pessoas isoladas se engajem em uma causa nobre. Pessoas são passageiras, mas não a instituição. E nada é mais representativo de um clube de massa como o Vasco do que seus torcedores – e são eles que se mostram imbuídos do compromisso de agir em nome do que é certo.

A torcida compreende o papel de liderança do Vasco no curso da história do Brasil e do futebol mundial, e abraça a causa. Neste Mês do Orgulho LGBTQIA+, o clube apresentou às suas torcidas organizadas um Manual de Conduta Ética, que determina o repúdio a qualquer manifestação discriminatória, incluindo a demonstração de preconceito de gênero e de orientação sexual.

As torcidas organizadas do Vasco aderiram sem hesitação, mostrando mais uma vez que uma instituição não se faz apenas de paredes e documentos. Uma instituição se constrói com pessoas dispostas a repensarem suas posições e, assim, contribuírem para nosso crescimento como sociedade.

O Vasco é a comunidade que o acompanha. E essa comunidade faz o que é o correto e não apenas o que é mais fácil. A luta contra a homofobia e contra a transfobia não pode passar ao largo do nosso clube e daqueles que o seguem. Se o futebol é um vetor de mudança da sociedade, a torcida do Vasco decide por se posicionar, mais uma vez, em favor do respeito, igualdade e diversidade. E conclama a todas as torcidas do futebol brasileiro a fazer o mesmo.

Fonte: MKT Esportivo
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir