Clube

Modelo atual de transição do Vasco é adaptado do River Plate, revela Brazil

Modelo adaptado do River Plate

O modelo atual de transição do Vasco é adaptado do River Plate, da Argentina, e começou a ser implementado em 2018, quando Carlos Brazil assumiu a base do clube. No ano passado, quando o gerente chegou ao profissional, entendeu que havia uma pressão muito grande sobre os garotos, e o processo precisava de melhorias. Após a permanência na Série B e com muitas cobranças sobre os crias, Bruno Gomes foi um dos que pediram para deixar o Vasco.

- A gente tinha uma grande dificuldade para contratar no início do ano passado, o Zé Ricardo até falou sobre os "nãos" que levamos. Fiquei muito impactado com a pressão em cima dos meninos - explicou.

Consegui conversar e explicar que as coisas mudariam e passamos a ter cuidado com os demais garotos que estavam subindo para não acontecer a mesma coisa. A gente precisava de um time mais estruturado para que eles não fossem tratados como protagonistas.

— completou Carlos Brazil

Carlos Brazil chegou a ir até a Argentina nos últimos anos para ver de perto o trabalho realizado pelo River Plate. Uma das ideias que colocou em prática no Vasco foi o tempo de adaptação. Em vez de o garoto subir e já jogar, sendo tratado como uma solução imediata, o gerente identificou os talentos mais prontos e os colocou para treinar no profissional meses antes de uma possível estreia. Assim, a mudança de realidade é menos impactante.

- Eles chegam ao clube por volta dos 10 anos, treinam e jogam com amigos da mesma idade até os 20 anos e precisam ser preparados no individual, porque não é o grupo todo que sobe para jogar. Precisamos prepará-los mentalmente, fisicamente e tecnicamente - afirmou.

- No ano passado, eu coloquei o Andrey para disputar a Copinha e depois ele foi para o profissional. Mesmo com toda a pressão, principalmente pela eliminação na Copa do Brasil, tivemos todo cuidado e esperamos para colocá-lo para jogar, o que acontece a partir da quarta rodada da Série B. Naquele momento ele já estava bem mais adaptado e conseguiu superar bem os obstáculos. O Marlon Gomes e o Eguinaldo também nos ajudaram em momento crucial, com a gente sem dinheiro para contratações. E deram conta por causa dessa transição - acrescentou o gerente.

O mesmo processo de habituação tem acontecido com garotos que ainda não estão de fato integrados. O lateral-direito Paulinho e os atacantes Rayan e GB, por exemplo, têm frequentado alguns treinos de Maurício Barbieri e até já ganharam chances com o treinador. No entanto, ainda são jogadores da base e voltam para atuar pelo sub-20.

Fonte: ge
  • Sexta-feira, 28/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco 5
    Internacional Internacional 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 02/12/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 22 (33,85%)
Empates 19 (29,23%)
Derrotas 24 (36,92%)
Total 65
Gols
Marcados 91 (52,30%)
Sofrido 83 (47,70%)
Total 174
Saldo 8
Cartões
Amarelos 139 (93,92%)
Vermelhos 9 (6,08%)
Total 148