Mercado

Monaco libera Eduardo Costa para jogar pelo Vasco

Coube ao próprio Eduardo Costa tentar dar fim ao último obstáculo que o impede de ser anunciado como terceiro reforço do Vasco para a temporada que vem. O volante de 28 anos negocia com o Monaco (FRA) a parte que caberá a franceses e brasileiros no pagamento de seus salários. A expectativa na Colina é a de que a questão seja solucionada hoje para que o Cruzmaltino possa oficializar o empréstimo do jogador por seis meses.

Neste fim de semana, após o jogo entre Monaco e PSG, o clube francês confirmou que aceita liberar Eduardo Costa para o Vasco. Em reunião, o jogador apresentou aos dirigentes europeus a proposta vascaína: cada parte bancará metade dos vencimentos do volante até julho de 2011. O maior trunfo dos cariocas é o desejo do jogador de defender a cruz de malta a partir de janeiro.

– Expus a minha vontade de voltar ao Brasil e jogar pelo Vasco. Eu me intrometi até numa área que não é a minha. Tenho representante, mas acabei fazendo esse papel. Os dirigentes do Monaco já sabem, dei o meu parecer. Agora é esperar a liberação – afirmou Eduardo Costa.

Tanto o Vasco quanto o representante do jogador, Paulo Affonso, conideram muito pequena a probabilidade de uma resposta negativa por parte dos franceses. Mesmo assim, a torcida vascaína não poderá ver o jogador ser apresentado ainda este ano. Eduardo Costa retorna ao Brasil amanhã, após a última rodada do Campeonato Francês antes da paralisação para as festas de fim de ano, mas desembarca em Florianópolis, sua cidade natal. O volante aparecerá em São Januário apenas no próximo dia 3, quando o elenco se reapresentará para a pré-temporada em Atibaia (SP).

Bate-bola com Eduardo Costa:

Por qual motivo você quer voltar ao Brasil?
Quero buscar um novo desafio e, como vocês devem saber, minha relação não é muito boa com o treinador do Monaco. Existeuma divergência de ideias. Eu poderia ficar aqui, sem jogar, sem entrar em campo e recebendo salários. Mas não quero isso. Quero ser feliz e poder jogar meu futebol. Melhor do que ficar aqui esquentando a cabeça com essas coisas.

E a resposta pode ser dada nesta terça-feira...
Espero que seja positiva. Acredito que será, mas vamos aguardar. Não posso dizer que já está 100% acertado porque não foi nada assinado.

Atualmente, você prefere jogar como primeiro ou segundo volante?
Comecei minha carreira jogando como segundo volante, mas nos últimos anos passei a atuar como primeiro. E prefiro assim. Dou cobertura aos zagueiros e tento sair com qualidade, com um bom passe.

O que a torcida vascaína pode esperar do Eduardo Costa?
Um jogador que quer ganhar sempre. Já tive até problema com isso, por excesso de vontade. Não gosto de perder nem nos treinamentos.

\"Será uma liderança dentro do elenco\"
Rodrigo Caetano

Pude trabalhar com o Eduardo Costa no Grêmio e sei que é um jogador que exerce uma liderança positiva dentro de um elenco. Ele é novo, tem 28 anos, mas é muito experiente. Conversando com o PC Gusmão, temos de ter no grupo alguns pilares com mais experiência. Ele é um jogador acostumado a partidas decisivas, foi contratado por milhões de euros pelo Monaco. Espero que nos ajude muito ano que vem.

Volante elogia grupo vascaíno

O volante Eduardo Costa está tão confiante de que o Monaco (FRA) aceitará a proposta vascaína e liberará seu empréstimo por seis meses que já fala como jogador do time de São Januário. Mais do que isso, o jogador mostra otimismo em relação à temporada que o Vasco poderá fazer ano que vem, inicialmente no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil.

– Estou ainda mais confiante por saber que vou chegar para fazer parte de um grupo que já é forte, que tem jogadores de qualidade.

Tudo me leva a crer que faremos uma grande temporada – afirmou o volante, que soma passagens por Grêmio, São Paulo, Espanyol (ESP) e Seleção Brasileira.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance