Futebol

Montoya demonstra português afiado e se sentir mais solto em 2º ano no país

Para quem conheceu um Montoya acanhado e com dificuldade de comunicação por conta do espanhol em 2013, se surpreendeu com o comportamento do colombiano na pré-temporada do Vasco em Pinheiral (RJ). Bem mais descontraído e entrosado com os companheiros, o jovem apoiador vai demonstrando que, aos poucos, o período de adaptação vai ficando para trás. Ao chegar para sua entrevista coletiva, a assessora do Vasco, Patrícia Gregório, alertou, por precaução, que as perguntas fossem feitas de forma mais devagar, porém, isso não se fez necessário. Sorridente, o "hermano" chamou a atenção com a grande evolução que teve com a língua portuguesa.

– Pensava que ia ser mais difícil, mas tenho muito o que aprender com as pessoas que falam português. É bom para a inteligência do jogador saber mais um idioma. A comunicação está boa e consigo entender todo o trabalho do técnico e das pessoas que estão ao meu lado - explica.

Em sua análise, 2013 foi um ano de experiência num futebol e numa cultura "totalmente diferentes" do que estava adaptado. Embora tenha carregado a tristeza do rebaixamento, Montoya, que veio do modesto All Boys (ARG), levou na lembrança para a Colômbia os jogos em que presenciou um Maracanã com mais de 60 mil pessoas, algo que ele fez questão de relatar com encantamento.

- Tudo que aconteceu aqui me surpreendeu e me deixou muito feliz. Todos acham que o Vasco é grande, mas quando chegam aqui, vêem que é muito mais. Está sendo uma experiência muito linda. Quando cheguei na Colômbia, contava para meus amigos e familiares como era lindo ver o Maracanã cheio de gente só para ver nosso time. Espero que continue me surpreendendo e me acostumando a viver essas coisas pois isso vai me ajudar a crescer mais - destacou.

Disposto a buscar com unhas e dentes uma sequência de jogos para retribuir a expectativa em seu futebol, ele diz que seu grande motivador no Brasil tem sido o torcedor do Vasco, que abastece sua rede social com mensagens de apoio, mesmo com o apoiador tendo poucas chances até então.

- Isso é lindo. Quando eu cheguei aqui, isso me motivou muito por saber que tanta gente contava comigo, confiava em mim. Na verdade isso me motiva cada dia mais. Dar-se conta de que você está num time gigante. Isso é bom. Quando se trabalha bem, o resultado vem no dia a dia.

Montoya tem contrato com o Vasco até 2016.

 

Fonte: Lancenet!