Futebol

Motivo da Ferj ter chamado Vasco e Flamengo para debater sobre arbitragem

O debate dos clubes sobre arbitragem vai ser uma tendência antes dos clássicos do Campeonato Carioca. A ideia da federação é criar um "ambiente melhor" nestas partidas.

O que aconteceu

A Ferj chamou Vasco e Flamengo para escolher o árbitro do duelo de domingo. O ato vai se repetir nos próximos encontros entre os clubes de maior investimento. Por consenso, Wagner do Nascimento Magalhães foi o escolhido.

"Se nós entendemos ser assim em um Vasco x Flamengo, com certeza será nos demais clássicos porque todos eles têm peso igual. Os quatro [clubes] têm o mesmo peso em relação à Ferj e os clássicos que se seguirão vão utilizar o mesmo protocolo", explicou Marcelo Vianna, diretor de competições da Ferj.

A federação antecipou um protocolo que havia colocado em prática no ano passado. Em 2023, a discussão com os clubes foi a partir das semifinais.

Os erros de arbitragem nas primeiras rodadas do Carioca tiveram peso na decisão. Após o duelo com o Bangu, o Vasco pediu que Tarcizo Pinheiro Caetano não volte a atuar em partidas do time — o árbitro foi para a "reciclagem". Já João Marcos Gonçalves Fernandes foi afastado após a Ferj verificar "falhas gravíssimas" em Nova Iguaçu x Vasco.

O que houve foi um adiantamento do processo. Não vou dizer que os imprevistos das primeiras rodadas não tiveram influência. Tiveram, mas já era algo que já estava para ser construído, e tivemos a certeza que teríamos de construir diante de alguns problemas.

Marcelo Vianna.

Fonte: UOL Esportes
  • Terça-feira, 27/02/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Marcílio Dias Marcílio Dias 1
    Copa do Brasil Dr. Hercílio Luz
  • Domingo, 03/03/2024 às 18h10
    Vasco Vasco
    Portuguesa Portuguesa
    Campeonato Carioca São Januário