Clube

MP emite nota sobre operação que envolve clubes do Rio

Uma operação da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática e do Ministério Público com o Juizado Especial do Torcedor está nas ruas na manhã desta sexta-feira (01) para cumprir mandados contra dirigentes de times e integrantes de torcidas organizadas do Rio de Janeiro. 

Segundo informações da "TV Globo", depois confirmadas pelo UOL, o presidente da Young Flu, Manuel de Oliveira Menezes, e o vice Luiz Carlos Torres Júnior foram presos pela polícia civil. Além deles, Ricardo Alexandre Alves, presidente da Força Flu, também foi detido pelas autoridades.

São quatro mandados de prisão, oito de condução coercitiva, nas quais dirigentes dos times do Rio são alvos, e 14 de busca e apreensão. Dirigentes de Fluminense, Botafogo, Vasco e um empresário ligado ao Fla são os alvos de mandados de condução coercitiva.

A operação começou para investigar a relação entre clubes e torcidas organizadas. A polícia identificou que, mesmo as torcidas que estão banidas dos estádios, recebiam regularmente os ingressos, que eram repassados para cambistas e vendidos a preços altíssimos.

Veja nota do Ministério Público do Rio de Janeiro

MPRJ participa de operação da Polícia Civil para combater ilegalidades cometidas por dirigentes de clubes de futebol e de torcidas organizadas

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (GAEDEST/MPRJ), participa, nesta sexta-feira (1/12), de operação da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), por meio da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI).

O objetivo da Operação Limpidus é cumprir quatro mandados de prisão temporária, 13 de busca e apreensão e oito de condução coercitiva, todos expedidos pelo juiz Guilherme Schilling, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos (JETGE).

A ação tem o intuito de combater ilegalidades cometidas por dirigentes de clubes de futebol e de torcidas organizadas. As investigações identificaram o desvio de ingressos para cambistas e o descumprimento de decisões judiciais. De acordo com o inquérito, os clubes fornecem ingressos às torcidas organizadas, que acabam sendo desviados para o cambismo.

Outra ilegalidade cometida pelos clubes é o financiamento de torcidas organizadas já penalizadas com medidas de afastamento. Para o MPRJ, as condutas estariam fomentando a violência nos estádios.

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário