Futebol

MPRJ cria grupo para acompanhar questões de grandes eventos esportivos

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro criou novo grupo de trabalho para acompanhar questões relacionadas a grandes eventos esportivos. Na última semana, o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, fez visitas ao Maracanã - no jogo entre Flamengo e Athletico - e também a São Januário - na partida entre Vasco e Chapecoense - para conhecer mais a fundo o trabalho de prevenção e de segurança nos estádios cariocas.

A resolução do MPRJ foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial e tem abordagem ampla. Trata-se de um Grupo Temático Temporário do Desporto - hoje, já funciona o Grupo de Apoio Técnico Especializado, que instituiu bandeiras com cores que determinam risco baixo a muito alto e a quantidade de mobilização de forças de segurança em jogos - e que pretende auxiliar também na identificação de torcedores passíveis de punição na Justiça.

Em contato com o ge, Luciano Mattos disse que deve escalar quatro promotores para centralizar e se especializar nas diversas áreas ligadas aos esportes no MPRJ. Por exemplo, já existe acompanhamento de Infância e Juventude a questões relacionadas a divisões de base, principalmente no futebol. Mas também serão acompanhados casos de investigação penal, criminal, ordem urbanística, cidadania, consumidor e contribuinte, direitos de idosos e de pessoas com deficiência.

- Não é só tratar de segurança, mas também de Estatuto do Torcedor, de desordem urbana, pode envolver "cambismo", diversas áreas. Não se restringirá aos jogos em si, mas tudo da área desportiva, como, por exemplo, identificação de torcedores e qualquer situação que afete os esportes, até mesmo se houver sonegação fiscal, dinheiro público - explicou o procurador-geral de Justiça, que foi conhecer a operação dos jogos acompanhado do secretário de Policia Militar.

Fonte: Globo Esporte
  • Sábado, 13/08/2022 às 11h00
    Vasco Vasco 3
    Tombense Tombense 1
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quinta-feira, 18/08/2022 às 20h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Campeonato Brasileiro - Série B Rei Pelé
  • Domingo, 28/08/2022 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série B Fonte Nova
  • Quarta-feira, 31/08/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Guarani Guarani
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Sábado, 03/09/2022 às 16h30
    Vasco Vasco
    Brusque Brusque
    Campeonato Brasileiro - Série B Augusto Bauer
  • Domingo, 11/09/2022 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série B Arena do Grêmio
  • Sexta-feira, 16/09/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Náutico Náutico
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário